.

.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

DILMA ROUSSEFF VIRÁ A TERESINA PARA INAUGURAÇÕES


A presidente Dilma Rousseff garantiu ontem, em Brasília,  ao governador Wilson Martins que vem a Teresina inaugurar a primeira etapa do residencial Jacinta Andrade e a ponte do Mocambinho. A viagem de Dilma ao Piauí foi anunciada pela própria presidente, em conversa com o governador, na quarta-feira, ontem,  (15/06), no Palácio da Alvorada. 

A data depende agora de ajustes entre as agendas de Wilson e Dilma. 

O Jacinta Andrade, realizado com recursos federais e contrapartida do Estado, terá 4.200 casas quando concluído. Nesta primeira fase serão entregues 2 mil casas, beneficiando uma população de cerca de 10 mil pessoas. 

“É uma alegria que a presidente queira fazer a entrega dessas casas pessoalmente. O acesso à moradia é um símbolo da política de inclusão social desses últimos anos”, ressalta o governador. Ele destaca ainda a relação entre o residencial Jacinta Andrade e a ponte do Mocambinho, que também será inaugurada com a presença de Dilma. 

A ponte vai ligar o Mocambinho à região da Pedra Mole, onde está o Jacinta Andrade e outros residenciais, como o Prado Junior. Essa expansão urbana criou uma grande demanda que será atendida pela ponte. Por outro lado, a ponte está se convertendo em um dos símbolos da administração Wilson Martins, pela rapidez com que foi realizada. 

Entre o início efetivo das obras, em junho do ano passado, e sua conclusão serão 12 meses. A construção da ponte do Mocambinho atende à diretriz do governador Wilson Martins, que só quer iniciar obras com prazo definido para conclusão. “Custa menos, porque não há interrupção, e gera benefícios imediatos para a população”, diz o governador. 

A data de inauguraçao agora depente do acerto de agenda. É possível que a presidente venha ao Piauí ainda em julho. 

O modelo de redistribuição dos royalties do petróleo no Brasil vai ser resultado de um entendimento entre governadores, Congresso e o governo federal. Esse compromisso foi acertado nas conversações entre o governador Wilson Martins, o senador José Sarney e a presidente Dilma Rousseff, nessa terça e quarta-feira (14 e 15), em Brasília. 

Dilma Rousseff confirmou que virá para Teresina participar da inauguração da Ponte do Mocambinho, em Teresina. 

Nas conversações, Wilson estava na condição de porta-voz dos governadores do Norte e Nordeste. Ele esteve acompanhado de parlamentares piauienses, entre eles o senador Wellington Dias e o deputado Marcelo Castro, que assinam projeto alternativo ao que foi aprovado no ano passado e vetado pelo então presidente Lula. 

A preocupação principal de Wilson Martins era ter um compromisso em torno da redistribuição dos royalties, atendendo o interesse dos estados consumidores, como são os 16 das regiões Norte e Nordeste. Esse compromisso foi abraçado tanto pelo presidente do Congresso, José Sarney, como pela presidente da República, Dilma Rousseff. 

Das conversações surgiram várias definições. A primeira é que o veto do presidente Lula à lei aprovada em 2010 será apreciado pelo Congresso até o dia 13 de julho. Outra definição é que, até lá, haverá novas rodadas de negociações para buscar uma forma que contemple tanto os estados consumidores como a União, sem gerar perdas demasiadas para os estados produtores (em especial Rio de Janeiro e Espírito Santo). 

“A derrubada do veto é uma possibilidade. Mas, é mais importante seguirmos em conversação para chegarmos a um entendimento negociado que contemple a todos”, disse Wilson Martins. Para ele, o fundamental é que os royalties frutos de um bem da União atendam a todos os estados, tanto consumidores como produtores.MN

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR