.

.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

“VALQUIRIA ALENCAR MARTINS: PRIMEIRA DAMA DE CAMPO MAIOR”


No início antes da semana da criação a Terra era um caos. Tudo existia, mas não havia ordem. A fonte de todas as coisas era “O ESPÍRITO DO ETERNO” “ELE” pairava latente na natureza do caos. Em um determinado instante uma ordem se manifesta e surge então pela primeira vez cheia de esplendor: Gaia, a Terra.



Há tempos o homem cria seus mitos, que refletem, até hoje, a sua própria natureza, os sentimentos interiores, medos, desejos mais profundos, sempre acrescidos por elementos que remetem a existência à imortalidade e ao prazer e satisfação de cada sentimento mais emoção (humana), e pouco se aprofunda no conhecimento da Criação Divina.

Os mitos criados por falsos mestres, as histórias criadas são em sua maioria de caráter atemporal. Acontecimentos e personagens misturam-se sem o cuidado de datas e seqüências. O mesmo acontece com o inconsciente humano, que também age de tal forma, resgatando passados, confundindo-se com o presente.

A terra (Gaia) era sem forma e vazia
No inicio da criação, tudo era caos, e na natureza humana, é o caos que inicia as grandes manifestações, as descobertas de si e as revelações, D-us opera no caos, no deserto, nas muitas águas. O constante caos só se fará ordem na medida em que o homem percebe que ele é tomado pela certeza que ele é “TERRA”, pela firmeza de suas idéias, de seus sentimentos, para começar a origem. Nietzsche, em seu livro, diz que:

"é preciso dar vazão ao caos para que a luz possa se fazer,"
(Nietzsche: Assim falou Zaratustra)

Ou seja, o caos foi o início da criação, é o início de tudo. O mesmo caos em que estava a Prefeitura que você recebeu como herança. Mas, no dia-a-dia, a cada novo caos instaurado, caminha-se para a criação ou o surgimento de uma nova perspectiva, de um novo horizonte, uma nova proposta de vida, mudança de dentro para fora em sua entranha.


Segundo ato do CRIADOR, foi criar o homem, belo e saudável que conduz o ser na busca por si mesmo. Terceiro e último ato da semana da criação, concluindo com chave de ouro o árduo trabalho do Eterno, ao final do sexto dia, o Eterno criou essa maravilha que é a mulher. E no sétimo dia, no Sábado, da semana ELE descansou e se alegrou nas obras de suas mãos.



Em um desses sentimentos muito aclamado por cientistas, poetas, artistas e pessoas comuns e entre o Homem criado e a mulher nasceu o amor, sensação que invade, que enlaça, que embriaga os amantes. Esse sentimento tão estudado pela Ciência, pela Filosofia, pela Psicologia e por diversas áreas, ainda é fonte de grande mistério, e está presente em alguns dos mitos mais interessantes que o mundo cria.
 

 Ao tentar entender esse sentimento, que trava uma batalha entre o bem e o mal, o homem criado cria seus mitos e histórias ou estória que o fascina e o exalta. Quem foi a Primeira Dama do Mundo? Por que Primeira Dama?

Os mitos, que foram criados para explicar (e aceitar sentimentos humanos) também fazem alusão ao amor, de formas diferentes, desde o mais fraternal ao possessivo e doentio, que leva a outros sentimentos e sensações que resultam, sempre em frutos doces.

A partir  do século XIX,  quando  a expressão primeira-dama foi citada pela primeira vez por um Presidente norte-americano em uma  referência elogiosa à  falecida esposa de  seu antecessor, desde então passou a ser usada  como uma definição coloquial para  as esposas de Chefes de Estado. Mais tarde,  as esposas dos governadores e prefeitos passariam a receber o mesmo tratamento. Nos dias atuais, é perceptível a crescente relevância dos seus papéis nas estruturas sociais e políticas no âmbito desses poderes. 

Presidente Rutherford B. Haynes

Lucy Haynes, mulher do Presidente Rutherford B. Haynes
No decorrer da  vida política dos Estados Unidos,  algumas referências enfatizam, Lucy Haynes, mulher do Presidente Rutherford B. Haynes, pelo seu trabalho nas áreas assistenciais do país (1877-1881). Eleanor Roosevelt (1933-1945), é tida como o ícone do "primeiro-damismo" norte-americano;  entre os seus feitos mais marcantes destaca-se  a atuação frente à  Comissão de Direitos Civis na ONU, na qual exerceu grande influência para assinatura da Declaração Universal  dos Direitos Humanos. Mais recente, assistimos o engajamento político da senadora  Hillary Clinton, ex-pré-candidata democrata à presidência dos EUA, demonstrando  que o título de primeira-dama com certeza foi um trampolim eficiente para a sua  ascensão  pública. 

Eva Perón (Evita)
Não muito longe de nós, o exemplo de popularidade  de Eva Perón (Evita) não tem precedente histórico. Depois de tantos anos de falecida continua viva no imaginário do povo argentino, por que não dos povos sul-americanos? Isabel Perón e Cristina Kirchner exemplificam as amplas possibilidades do título. Da condição de primeiras-damas  passaram  para a posição  de  Chefes de Estado, o que nos leva à reflexão de que na liturgia do poder elas traçaram a sua própria trajetória em direção à Casa Rosada.

Primeiro Presidente da República do Brasil Marechal Deodoro da Fonseca
Presidente Luiz Inacio lula da silva
Na história da República brasileira (1889 – 2008), a enciclopédia Wikipédia apresenta uma lista, do Marechal Deodoro da Fonseca ao Presidente Lula com suas respectivas esposas, na qual excluindo o Presidente Itamar Franco, que era divorciado, constam 34 primeiras-damas. Com certeza, cada uma teve, de acordo com seu perfil e contexto histórico da época, um papel importante na consolidação institucional e  de representação diplomática do Brasil.

Presidente Itamar Franco
Em um país com as dimensões geográficas como o nosso, com vinte e seis estados, um distrito federal e mais de cinco mil municípios,  primeiras-damas e  primeiro-cavalheiros (assim deve ser chamado o marido da Chefe do Executivo – por mais estranho que pareça), vão deixando para trás o seu papel histórico de acompanhante nas cerimônias oficiais e em campanhas eleitorais e de caridade, passam a atuar mais efetivamente, influindo, inclusive,  na construção da imagem e no conceito da administração dos maridos ou mulheres prefeitas e governadoras e  somando forças no intangível da vida pública nacional.
PRIMEIRA DAMA VALQUIRIA ALENCAR MARTINS E A MISS PIAUÍ 2011
Reavaliam experiências e algumas certamente  estão a se perguntar: existe um  protocolo destinado a uma primeira-dama do Município?

PRIMEIRA DAMA VALQUIRIA ALENCAR MARTINS
Existe sim, e deve ser cumprido. A não observação ao Protocolo de forma deliberada só  é   compreendida quando a autoridade promove gestos que  denotem cordialidade e respeito ao  outro.

Mesmo em contextos menos formais, como  nos municípios de menor porte, onde a interação com a coletividade faz parte do cotidiano, é preciso que a atenção seja plena a gestos e posturas. Não são poucas as situações em que a primeira-dama precisa lidar com as normas do Protocolo e  as regras da Etiqueta sem perder de vista  que  a ética, a discrição, a  simplicidade, a empatia  são  as suas melhores aliadas.

Prefeito Paulo Martins e a Primeira Dama Walquiria Alencar Martins
Neste espaço, a Primeira-Dama de Campo Maior transita com elegância, verdadeiramente desobrigada, uma  característica  de quem tem  a exata dimensão da impermanência de  funções  na vida pública. Ela consegue diferenciar vida pública de vida privada, ela lutou para estar no poder não pelo poder, mas por estar ao lado de seu esposo resoluta e dedicadamente. Nem todo primeiro-cavalheiro tem uma Primeira-Dama por traz dele e este é um grande diferencial do Prefeito Paulo Martins que tem em sua Primeira-Dama, Valquíria Alencar Martins, uma grande mulher.


Vemos o quão é complexo o sentimento do homem de tornar-se SER, é a busca incessantes por respostas, que por vezes, vem ilustrada por estórias e mitos mirabolantes e cheios de efeitos que tentam criar uma ligação à vida cotidiana, mesmo que inconscientemente ou instintivamente.


Essa é a grande viagem do ser humano, a busca por si mesmo, busque, busque, busque... Retorne as suas bases e verás quão maravilhoso é o D-us de sua infância, de sua juventude, você verá que o que está sentindo agora, é uma intervenção divina em aprimorar seus conhecimentos e aprimorar sua vida, na busca por explicações em suas próprias origens abrirá um mundo que outrora era seu mundo, volte pra ELE..., seja no retorno as bases de tua FÉ ou na arte, na música, na ciência, na religiosidade, seja na cultura que circunda e molda os passos desse árduo e longo caminho. Graças ao ETERNO. Prefeito Paulo Martins você tem uma Grande Mulher, Campo Maior tem uma Grande PRIMEIRA-DAMA.


Lembrando Guimarães Rosa, que soube como poucos descrever esse sentimento de eterna busca, o homem é um SER em busca de SI MESMO, através do outro e de si próprio (o eu e o outro):

“Viver é muito perigoso e carece de coragem. Viver é muito perigoso porque ainda não se sabe. E aprender a viver é que é o viver mesmo”.
(Guimarães Rosa)

O FILÓSOFO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR