.

.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

FESTAS JUNINAS E FOLGUEDOS SÓ EM CAMPO MAIOR - PIAUÍ



Mais de 4 mil brincantes passam pelos palcos dos Folguedos até domingo


Os patronos das festas juninas são os grandes homenageados da 35ª edição do Encontro Nacional de Folguedos, que tem início hoje à noite e segue até o dia 26 de junho na Vila Olímpica do Albertão. Bandeirolas a postos, barraquinhas de comidas típicas, quadras e palcos por onde passarão mais de 4.000 brincantes convidados pela Fundação Cultural do Estado (FUNDAC) esperam o teresinense nesta semana, em que se comemoram o folclore brasileiro e as festas juninas.



Bumba meu boi, quadrilhas, artistas da terra, cavalo piancó, congos, sambas, pífanos e capoeiras são algumas das atrações vindas de diversas cidades do Piauí e de outros estados, como Bahia, Maranhão, Paraíba, Pará, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Ao todo, são cerca de 80 grupos que se apresentam, mantendo viva a chama do folclore e da cultura popular. 

AQUI EM CAMPO MAIOR TEM BEIJINHOS, TEM QUENTÃO PRA VOCÊ... ENTRE NESTA FESTA!!!
A abertura oficial dos Folguedos será realizada hoje no Estado, dando início a esta, que é uma das maiores oportunidades de se conhecer e comemorar o folclore brasileiro. A noite de hoje contará com diversas atrações, entre elas o humorista João Cláudio Moreno, o contador de causos Zé Benedito, violeiros, banda de pífanos, bacamarteiros, balé junino e Maria da Inglaterra, além da Companhia de Dança Luzia Amélia. (Segue abaixo programação completa desta noite).

EM CAMPO MAIOR TEM SANFONEIRO, ZABUMBERO... MUITA MÚSICA TUDO PRA VOCÊ COM CARINHO.
Ao longo da semana, outras expressões tradicionais da cultura brasileira passarão pelos palcos dos Folguedos, cuja estrutura inclui uma quadra de quadrilhas e de bumba meu boi, um palco nacional e um palco de forró.

TEM QUADRILHA, QUADRILHEIRO, MALA TAMBÉM TEM, TUDO É FESTA JUNINA, VENHA...

SE VOCÊ FOR UM DESTES, NÃO VENHA A CAMPO MAIOR NOS FOLGUEDOS JUNINOS.



Além das apresentações na Vila Olímpica do Albertão, teve início na manhã de hoje o Seminário de Tradições Culturais, na Universidade Estadual do Piauí, com a presença do reitor Carlos Alberto da Silva; da presidente da FUNDAC, Bid Lima, e da superintendente do IPHAN, Claudiana Cruz dos Anjos. A programação durante a manhã no Auditório Central do Campus Clóvis Nunes inclui apresentação do Boi Renascer do Sertão, uma mesa redonda sobre Ex-voto e apresentação do vídeo “Anjos do Piauí”.

VENHA PRA CAMPO MAIOR PULAR A FOGUEIRA, MAS CUIDADO PRA NÃO SE QUEIMA
À tarde, também no auditório às 14h30, Luciano de Melo Sousa profere uma palestra, tendo como tema “Cultura e Identidades”.
  


SÓ PARA MALAS, VOCÊ NÃO É MALA, EU CONFIRMO VOCÊ NÃO É MALA... ENTÃO VENHA!!!
  
O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR