No que concerne à formação do professor, elaboramos uma formula para que esses profissionais tenham uma formação geral, sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da filosofia preparação adequada à aplicação pedagógica de conhecimento e experiências da filosofia e de áreas afins na atuação profissional como educador na Educação Fundamental e Média.
São muitos os desafios institucionais e curriculares que dificultam a formação de professores de filosofia, entretanto as práticas atuais desenvolvidas decorrentes do engessamento dos currículos mínimos colocadas pela legislação anterior, devem ser superadas para dar lugar a uma nova estrutura de curso, onde o desenvolvimento do futuro professor seja promovido tendo como princípios norteadores da sua formação: uma sólida formação teórico-prática, uma docência como base da formação profissional, ter a pesquisa como princípio educativo e o compromisso ético/social do professor na formação do cidadão.
O futuro professor ao longo da sua formação acadêmica foi envolvido por ações que lhe permita incorporar no seu saber fazer filosofia, uma postura crítica diante do seu ato de ensinar, permitindo desenvolver ações adequadas para formar cidadãos que tenham uma efetiva consciência de cidadania, independência de pensamento e capacidade crítica.
AOS MEUS ALUNOS FORMANDOS
Os objetivos gerais na formação de um profissional da FILOSOFIA que irá atuar na área de ensino da Educação Básica devem também estar fundamentados nos objetivos gerais, expresso nos Artigo 35, incisos I a IV e no Artigo 43 da LDB 9394/96.
O FILÓSOFO
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