.

.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

ISEAF AGORA SÓ TERÁ CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO



O governador Wilson Martins regulamentou por decreto a situação do Iseaf (Instituto Superior de Educação Antonino Freire). A partir de agora o Instituto não vai mais oferecer curso de nível superior. A oferta de cursos em nível superior pela rede estadual de Educação fica restrita a Uespi (Universidade Estadual do Piauí) a oferta de curso superior no Piauí. 

Além do descredenciamento como instituto de ensino superior o Iseaf deverá repassar para a Uespi seis parcelas de pouco mais de R$ 103 mil, mais de meio milhão até o final do ano. 

As atividades de nível médio que eram de responsabilidade do Instituto serão repassadas a escola da rede estadual de ensino ainda a ser definida. Mesmo não sendo mais uma instituição de ensino superior o Instituto Antonino Freire, segundo o decreto do Governo do Estado, permanecerá credenciado para a oferta de programas de pós- graduação lato sensu destinados á formação continuada para  profissionais  das redes públicas  de educação básica. A partir de agora a  estrutura física do Instituto nos municípios de Picos e Parnaíba ficam incorporadas a Uespi. A regulamentação do descredenciamento foi regulamentada pelo Decreto 14.507 de 21 de junho de 2011. No decreto também foram descritos o funcionamento e a destinação do patrimônio físico do Instituto a partir da sua incorporação a Uespi. O Instituto Antonio Freire é uma das instituições de ensino mais tradicionais do Piauí, completou 100 anos no ano passado.  Com as mudanças a instituição continuará responsável pela qualificação dos professores da rede estadual e também dos municípios. Os alunos que estão matriculados nos cursos de nível superior serão transferidos da a Uespi. Não serão formadas novas turmas. 

O descredenciamento do Instituto Antonio foi anunciado pelo Governo do Estado ainda no início do ano. O anúncio causou polêmica entre os servidores do Instituto, que ainda não sabem como será o remanejamento e reclamam que ficaram a disposição da Secretaria de Educação. Segundo o secretário de Educação, Átila Lira, os alunos do curso normal superior, oferecido pelo Instituto Superior de Educação Antonino Freire foram transferidos para a Uespi. 

Átila Lira informou que houve um aumento de 400 horas na carga horária dos alunos para que eles possam se formar em Pedagogia. Segundo o secretário, essa foi uma forma de reestruturar os quadros de formação de professores. O projeto é que os alunos e servidores do Instituo possam trabalhar como agentes de qualificação de mão de obra para a Educação. O secretário garante que aqueles servidores que não quiserem trabalhos nos projetos Universidade Aberta e Educação Pró-Infantil.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR