.

.

sábado, 25 de junho de 2011

GLOBO REPORTER VISITA O ARRAIÁ DE CAMPO MAIOR


O programa Globo repórter, trouxe ao ar na noite desta sexta feira (24), as Festividades de São de João, que animam diversas cidades do Nordeste e reúne milhares de famílias. O programa destacou a Contagiante Festa de Santo Antônio em Campo Maior e a tradição do Cavalo Piancó em Amarante.

O município de Campo Maior foi destaque pela riqueza cultural, gastronômica e pela devoção dos fieis. A renda que é gerada pela festa, a culinária riquíssima, o sanfoneiro, as casas de turismo, o leilão e é claro a força que o Santo Padroeiro tem junto aos fieis, foi exibido pelo programa.


Para homenagear os santos juninos e agradecer a fartura nas plantações, os moradores repetem uma tradição que só existe em Amarante: a dança do cavalo piancó, onde os negros da beira do rio Canindé, costumavam dançar imitando o trote de um cavalo manco, e cavaleiros e damas, aos pares, formam um círculo e vão trocando de pares alegremente, batendo firme no chão, com o pé esquerdo. Era na beira do rio que os agricultores costumavam plantar para aproveitar as terras férteis. E para evitar que os animais comessem a plantação era preciso ficar de olho durante o dia e a noite.



As Festividades juninas lotam as cidades e geram muito emprego e renda. Nesse período festeiro, cidades Nordestinas são animadas por muito forró e arrastapé.

TRECHO DA MATÉRIA SOBRE CAMPO MAIOR

Sanfoneiro é a alma da festa nos grandes palcos, nas palhoças e nas ruas das cidades do interior. Em Campo Maior, no Piauí, eles também animam a praça central. Lá, tudo é como antigamente. As famílias acompanham o movimento na porta das casas. “Esse festejo nos atrai há muito tempo”, diz o assessor legislativo Erivan Napoleão.



As barracas de comidas estão sempre cheias. O estoque é reforçado à espera dos fregueses que têm hora marcada para chegar. Sempre depois das missas em louvação aos santos juninos. “A novena demora quase duas horas. Então, o povo fica lá e quando vem aqui, vem avançando”, conta aos risos a cozinheira Enerina Bandeira.


A quermesse só é completa com o leilão que atravessa a noite inteira. Os lances são disputados. E tem muito o que comprar. “Nós temos 100 carneiros e bodes, temos 480 galinhas, feijão em litro, abóbora”, afirma o anotador do leilão Antônio Carlos de Araújo.




Uma festa contagiante que não para de crescer desde que os portugueses chegaram trazendo a devoção aos três santos do mês de junho. Um espetáculo da alegria e da fé dos brasileiros.

O FILÓSOFO
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR