.

.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

250 ANOS: SMS INSTALA 'NÚCLEO DE PREVENÇÃO E REDUÇÃO DAS VIOLÊNCIAS'


A secretaria Municipal de Saúde preocupada com o alastramento de casos de pessoas que sofrem qualquer tipo de violência ou acidente lançou na sexta-feira (24) a implantação o “Núcleo de Prevenção e Promoção da Saúde e Cultura da Paz” no município. A implantação do Núcleo faz parte das ações comemorativas aos 250 anos de Campo Maior. A solenidade de lançamento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença da vice-prefeita Silvia do Caú que na ocasião representou o prefeito Paulo Martis, secretária de saúde Gercina Carvalho, secretário de Relações Institucionais, secretária de Desenvolvimento Social Conceição Lima, do gerente de trânsito Reginaldo Silva, da técnica da SESAPI Maria Consolação Nascimento, da coordenadora do Núcleo Antonia Soares, da diretora da creche e lar da criança Dom Abel irmã Natividade e assistente social Welber Araújo representou o Hospital Regional de Campo Maior.


Segundo dados apresentados no ano de 2007 a 2010, foram notificados 40 casos de violência e acidentes na cidade. Somente no ano de 2011 os dados foram os seguintes: 14 casos de violência física, 03 casos de violência sexual, 16 casos de violência psicológica, 05 casos de violência doméstica e 12 casos de negligências. Sabemos que esse diagnóstico não é exato, existem muitos mais casos acontecendo a cada hora do dia, mas que não são denunciados e com essa preocupação a equipe técnica da saúde achou por bem em acordo com o gestor do município a implantar o núcleo de prevenção onde podemos diagnosticar e reduzir com os casos em nosso município falou a secretária de saúde Gercina Carvalho.


O Núcleo de Prevenção é criado de acordo com a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências, através da Portaria Nº 737 de 16 de Maio de 2001 do Ministério da Saúde que desenvolverá ações preventivas para ser implementada com parcerias de outros órgãos capazes de lidar com qualquer tipo de situação de violência ou acidente.


Campo Maior já conta com outros órgãos que trabalham em proteção e defesa dos direitos humanos como o CREAS, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e outros órgãos parceiros. O evento foi prestigiado por vários representantes de associações e conselhos, assistentes sociais, psicólogos, agentes comunitárias, igrejas e educadores.ASCOM

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR