.

.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

MUSAS E MANÉS DO CARNAVAL DE CAMPO MAIOR




Uma escolha pessoal ou reflexo de uma nova mudança nos padrões de beleza das musas do Carnaval? Esse ano, Cristina Araujo foi para a praça desfilar com um corpo bem menos “trincado” que em outras edições da festa. E, analisando o perfil das musas da praça de eventos no carnaval, tanto dos blocos de carnaval de Campo Maior quanto de Teresina, é possível constatar que a opção por um corpo sem exageros tem sido a aposta da maioria das mulheres e dos homens.

Corpo sarado, musculoso nos homens com formas arredondadas, já era, ninguém aceita mais este tipo de exibicionismo barato. É de conhecimento público que com essas características, Luma de Oliveira foi, durante muitos anos, referência de padrão de beleza entre as musas do carnaval. Nos últimos tempos, no entanto, a feminilidade representada por Luma parece ter sido ameaçada por rainhas de bateria como Gracyanne Barbosa, Adriana Bombom e outras não tão famosas, com suas pernas e braços e barrigas definidas.

Há cinco anos, Adriana Bombom, por exemplo, se submete a uma dieta especial para se preparar para o carnaval. Em entrevista ao site “Fuxico”, há pouco mais de dois meses, ela falou sobre a sua receita anual para conseguir chegar ao corpo “trincado”.

“Já comecei a dieta das claras de ovos – ela consome um total de 24 claras por dia --. Eu tenho que comer de três em três horas. Mas é bom lembrar que a dieta foi feita para mim, com acompanhamento. Ela é aliada a vitaminas e suplementos”, disse ao site.

Alem disso, a dançarina e apresentadora que abandonou o posto de rainha da bateria da Tom Maior (São Paulo) para ser musa do Salgueiro (Rio de Janeiro) em 2012, intensifica a malhação para ganhar mais massa muscular.

Mudança? Mas o perfil de Adriana – ainda mais acentuado na dançarina Gracyanne Barbosa e considerado, por muitos, como exagerado --, já não faz tanto sucesso. Uma prova é que as rainhas e musas da região defendem os corpos com formas arredondadas e os traços mais cheios de feminilidade. Caso de Sandra Costa, 40 anos, princesa e rainha, respectivamente, da Corte do Momo do carnaval.

“Acho que o músculo feminino deixa o corpo muito masculinizado, e o músculo masculino deixa o homem deselegante, realmente feio. A mulher tem que ser feminina. O homem tem que ser light, o preparo físico precisa ressaltar as formas arredondadas”, afirma Sandra, que aposta em exercícios sem os exageros da musculação.

Já Tabata acredita que quanto mais natural for o corpo da mulher, mais bonito e feminino ele será. “Também não gosto de exageros”, diz. Para se ter uma idéia, ela garante que seu preparo é todo focado na dança, sem dietas ou qualquer tipo de restrição.

Preparo. Independentemente do que você quer como resultado para seu corpo, a educadora física Regiane Mariotto alerta para a importância de desenvolver um trabalho físico ao longo de todo ano. “Vi uma foto da Gracyanne em que ela está cheia de celulite, o que indica que, apesar do treino pesado, ainda há massa de gordura. Por isso, o ideal é manter um bom treino o ano todo e não ficar exagerando durante um ou dois meses antes do carnaval”, diz Regiane.

Segundo a educadora física, os exageros nas atividades podem oferecer muitos riscos, como o estresse muscular, os problemas articulares e até problemas no coração. Daí a importância de ser acompanhado por um educador físico, um nutricionista e até médicos.

“Já o problema de intensificar o treino nos meses da festa é que você ganha massa e, quando volta ao treino normal perde massa. Falando apenas do ponto de vista estético, temos aí uma das causas de flacidez na pele”, explica Regiane.

Agora se a idéia é ter um corpo como o de Luma de Oliveira, mesmo com mais idade, não precisa “se matar”. Um treino aeróbico e alongamentos são excelentes.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR