.

.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

RECEITA FEDERAL AGUARDA DECLARAÇÃO DO IR DE 180 MIL PIAUIENSES EM 2012


A delegacia estadual da Receita Federal no Piauí aguarda para 2012 cerca de 180 mil declarações de imposto de renda. O número supera em 5 mil contribuintes os total auferido no ano de 2011, com base no ano-calendário 2010.

O contribuinte que não entregar a declaração no prazo ficará sujeito à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido. A multa terá como valor mínimo R$ 165,74 e máximo de 20% do IR devido.

No Piauí, o maior caso de incidência em malha fina é a ausência de algum rendimento. Manter a atenção na hora de preencher a declaração do IR e não omitir nenhum ganhou ou bem é uma das melhores maneiras de evitar o problema da malha fina.  

Além disso, é importante preencher o formulário sem pressa, pois há sempre o risco de errar na hora de digitar as informações. Por isso, é fundamental deixar algum tempo livre para fazer a conferência dos dados, sobretudo dos números. 

Para tanto, a Receita disponibilizou o Programa Gerador do IR 2012 com antecedência para evitar congestionamentos no download e fazer com que os contribuintes tenham tempo para conseguir em mãos toda a documentação necessária. 

Mas quem cometer algum erro é possível retificar a declaração diretamente no site da Receita Federal, de preferência até um mês depois do prazo final da entrega. O contribuinte, após enviar a declaração, pode acompanhar estágio do processamento, através da página de Extrato da Declaração do IR. 

Programa da Receita Federal
Embora os tablets e smartphones tenham se tornados populares no país, a Receita Federal informa que o programa para preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) 2012 ainda não poderá ser baixado nestes dispositivos. 

Isso se deve ao fato de que existem diferenças nos drives desses aparelhos, o que exigiria alguns ajustes no software da declaração. O Fisco ainda avalia se o custo do programa corresponde à utilidade do aplicativo. 

No entanto, a Receita estuda a possibilidade de criar um aplicativo para tablets nos anos seguintes, avaliando se vale a pena ou não utilizar recursos do contribuinte para fazer alterações no programa do IR para que ele seja, nos próximos anos, compatível com tablets e smartphones.CidadeVerde
 
O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR