.

.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

CONHECENDO UM POUCO SOBRE A TEORIA GAIA

 A Teoria de Gaia, é uma tese que sustenta ser o planeta Terra um ser vivo. A hipótese foi apresentada em 1969 pelo investigador britânico James E. Lovelock, afirmando que a biosfera do planeta é capaz de gerar, manter e regular as suas próprias condições de meio ambiente.

Para chegar a essas conclusões, o cientista britânico, juntamente com a bióloga estaduniense Lynn Margulis analisaram pesquisas que comparavam a atmosfera da Terra com a de outros planetas, vindo a propor que é a vida da Terra que cria as condições para a sua própria sobrevivência, e não o contrário, como as teorias tradicionais sugerem.

O nome Gaia é uma homenagem à deusa grega Gaia (nome da antiga deusa grega pré-helênica que simbolizava a Terra viva). Vista com descrédito pela comunidade científica internacional, a Teoria de Gaia encontra simpatizantes entre grupos ecológicos, místicos e alguns pesquisadores. Com o fenômeno do aquecimento global e a crise climática no mundo, a hipótese tem ganhado credibilidade entre cientistas.


   "vOCÊ DEVE SER A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VÊR NO MUNDO"
(Mahatma Gandhi)

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR