.

.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

SAMU COMPLETA DOIS ANOS EM CAMPO MAIOR

Muitos usuários do Sistema de Saúde ainda desconhecem a maneira correta dos serviços oferecidos pelo SAMU. Em Campo Maior e outros município onde o Serviço funciona, isto dificulta e compromete o trabalho de urgência e emergência. O Coordenador do SAMU no município, Wiron Silva, esclareceu algumas atribuições básicas para o atendimento.
Wiron Silva, que também é enfermeiro, destacou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência acolhe os pedidos de ajuda médica de cidadãos acometidos por agravos agudos à sua saúde, de natureza clínica, psiquiátrica, cirúrgica, traumática, obstétrica e ginecológica, com acesso telefônico gratuito, pelo número 192, de uso exclusivo das Centrais de Regulação Médica de Urgências do SAMU.
Enfermeiro Wiron, Coordenador do SAMU em Campo Maior
O paciente deve acionar 192, e a solicitação será avaliada pelo médico regulador que classifica o nível de urgência de cada uma e define qual o recurso necessário ao  adequado atendimento, o que pode envolver desde um simples conselho médico até o envio de uma Unidade de Suporte Avançado de Vida ao local, inclusive, o acionamento de outros meios de apoio, se julgar necessário.   
Após a avaliação do local, caso o paciente necessite de retaguarda, o mesmo será transportado de forma segura, até aqueles serviços de saúde que possam melhor atender cada paciente naquele momento, respondendo de forma resolutiva às suas necessidades e garantindo a continuidade da atenção inicialmente prestada pelo SAMU. 
Essa central de regulação médica de urgências é atendida pelo TARN/RO de plantão presencial na sala de regulação, nas 24 horas, todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. Além dos trotes, que são constantes na central de atendimento, as pessoas, quando ligam, nem sempre estão com o endereço e dados da pessoa que precisa de atendimento. É necessário realizar uma triagem para aperfeiçoar o trabalho, completou o diretor.
Em casos de menor gravidade, o médico poderá optar inclusive pelo não envio de equipe ao local, orientando o solicitante sobre como proceder em relação à queixa relatada. “É preciso informamos a todo instante a sociedade de como recorrer ao atendimento e deixar as pessoas conscientes do tipo de cobertura desses serviços que é ainda um sistema novo no país” enfatiza Wiron.     
Equipe do SAMU
O coordenador ainda ressalta que brevemente o serviço de motolância irá funcionar em Campo Maior, por enquanto estão na fase de acerto com a Polícia Rodoviária Federal para o treinamento ao pessoal que vai pilotar o transporte e prestar os socorros. “Hoje a nossa frota conta com duas ambulâncias: uma delas é de suporte avançado composta de médico, enfermeiro e motorista; a outra de unidade básica formada pelo técnico em enfermagem e motorista, que fazem o atendimento inicial”, destacou Wiron.ASCOM

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR