.

.

terça-feira, 5 de abril de 2011

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA APROVA PROJETO DE CAMPOMAIORENSES


A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), o Departamento de Informática e Estatística e a Empresa Tutor Virtual aprovaram o projeto "Aperfeiçoamento de Metodologia em Educação a Distância (EaD) no Mistério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

A Tutor Virtual é um empresa que nasceu dentro de outro empreendimento - Incubadora de Empresas de Base e Tecnologia de Teresina (INBATE), que funciona atualmente no prédio da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), localizada na Rua Olavo Bilac, Praça Saraiva, centro de Teresina e tem contado com o apoio do Nintec, coordenado pela professora Drª Rita Santos.

O projeto tem objetivo de aperfeiçoar a metodologia da educação a distancia, com o desenvolvimento de novos produtos tecnológicos e serviços que atendam aos padrões de qualidade em e-learning, conduzindo-os a novos conhecimentos e possibilidades na área de atuação em EaD, uma vez que abrange também a atuação dos AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, alem da construção de dez novos cursos aos clientes, em consonância com as tendências do mercado.

O professor Drº Gildásio Guedes é o coordenador do projeto, que visa também promover a compreensão de uma das mais importantes ferramentas da cultura EaD, a Interface Humano Computador (IHC), que se estabelece com um dos grandes vetores de sua prática, intervindo de forma direta na relação máquina/usuário, viabilizando o processo de aprendizagem e interação.





O representante legal do Tutor Virtual, o administrador Antonio Carlos Oliveira falou da importância deste projeto para o futuro da empresa e ao que ela propõe. "A partir deste projeto podemos ficar mais confiantes de que é possível conseguirmos financiamentos e assim ficamos mais estimulados para planejarmos outros projetos no futuro", ressalta.

"É uma grande satisfação ter uma empresa que surgiu da INBATE e ao mesmo tempo consegue submeter projeto dessa envergadura à aprovação da FINEP, que financia grandes projetos nacionais. Ter essa aprovação é uma grande conquista para a empresa e representa a consolidação da transferência de conhecimento que acontecerá da universidade para a empresa. O que fica claro dento do objetivo do Tutor Virtual, que é estimular o empreendedorismo no estado do Piauí, o que ainda pouco tem se ouvido dentro das universidades", conclui Antônio Carlos.

O projeto terá a duração de 12 meses e começará a ser implementado até o final de maio deste ano por uma equipe multidisciplinar, que envolve desde pedagogos até web designer, desenvolvendo atividades voltadas para a produção textual na web com os princípios de usabilidade. A equipe do projeto é formada pelo coordenador Gildásio Guedes, Representante da empresa Antonio Carlos Oliveira, Gestão do projeto Marcos Guilherme Oliveira Silva e os professores da UFPI, analistas de sistema, Ricardo de Sousa e Laurindo Britto Neto.ASCOM

O FILÓSOFO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR