.

.

terça-feira, 5 de abril de 2011

DIA 27 HAVERÁ JULGAMENTO SOBRE POSSE DE SUPLENTES

Ministra Cármen Lúcia

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) irá julgar no dia 27 deste mês a questão sobre a posse de suplentes de deputados. Serão analisados dois mandatos relatados pela ministra Cármen Lúcia. 

Até agora, o Supremo já determinou liminarmente cinco posses de suplentes dos partidos. No entanto, a Câmara dos Deputados ainda não deu posse a eles e tem chamado os substitutos das coligações. 



Nos cinco casos, os ministros entenderam que a vaga pertence ao partido por conta do princípio da fidelidade partidária. Cármen Lúcia seguiu este entendimento.  No entanto, a questão não é unanimidade no tribunal. 

No dia 17 de março, o ministro Ricardo Lewandowski decidiu de forma contrária em favor das coligações. 

Ricardo Lewandowski
Segundo o ministro, não se aplica a regra de que o mandato pertence aos partidos na substituição dos deputados. Dias depois, o ministro Celso de Mello decidiu pelo mesmo em duas liminares. 

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), tem reclamado da indefinição e pediu pressa ao STF.  A Câmara inclusive já tem um projeto em tramitação para disciplinar a questão. A proposta já foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).


O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR