.

.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

DILMA RECEBE MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA EM OURO PRETO

Sepultamento simbólico dos restos mortais dos inconfidentes
Com mais de uma hora de atraso, a presidente da República, Dilma Rousseff, e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, abriram, nesta quinta-feira (21), em Ouro Preto, na Região Central de Minas, a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência. A homenagem foi feita a 239 pessoas que contribuíram para o crescimento do estado e do país. Dilma, oradora oficial do evento, recebeu de Anastasia o Grande Colar – grau máximo da Medalha da Inconfidência.

Antes, os políticos participaram da cerimônia de sepultamento dos restos mortais dos inconfidentes José de Resende Costa, João Dias da Mota e Domingos Vidal de Barbosa. Dentro do Museu da Inconfidência, onde a imprensa não teve acesso, Dilma e Anastasia assistiram ao sepultamento. Os restos mortais ganharam um lugar no Panteão do museu, onde estão enterrados outros 13 inconfidentes.

A cerimônia foi autorizada depois que a ossada dos inconfidentes foi oficialmente identificada pela Faculdade de Odontologia da Unicamp, em Piracicaba (SP).

Em reconhecimento à importância que os inconfidentes têm perante à História do Brasil e de Minas Gerais, a presidente e o governador colocaram coroas de flores para homenagear a memória deles.

Na sequência, os políticos visitaram os túmulos de Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira e de Maria Dorotéia Joaquina de Seixas – mais conhecida pelo codinome de Marília de Dirceu – que também testemunharam a Inconfidência Mineira.

Medalha

Governador Antonio Anastasia e a Presidente Dilma Rousseff

Maior comenda concedida pelo estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência é entregue anualmente, desde 1952, com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os agraciados estão ministros de Estado, parlamentares, artistas, professores e profissionais liberais. A solenidade encerra as comemorações da Semana da Inconfidência.

Homenagens
A cerimônia foi realizada na Praça Tiradentes, no centro histórico de Ouro Preto, onde Dilma e Anastasia receberam honras militares da Guarda de Honra da Polícia Militar de Minas Gerais. Cumprindo a tradição do dia 21 de abril, o governador assinou ato de transferência simbólica da capital de Minas para Ouro Preto.
 
A solenidade teve a participação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais, do grupo Meninas de Sinhá e da atriz e cantora Thaís Garayp.G1

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR