.

.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

NÃO DÊ CHANCE PARA A DENGUE

 

O que é dengue?

É uma doença que causa uma infecção aguda. É transmitida por vírus adquirido pela picada de mosquitos urbanos do gênero Aedes, muito parecido com muriçocas. Existem quatro tipos de dengue. No Brasil os mais comuns são os do tipo 1 e 2. A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) identificou em estados como Minas Gerais, Maranhão, Bahia e Ceará o dengue do tipo 2.

 

O que é a dengue hemorrágica?

É o mais perigoso tipo de dengue. É chamada dengue tipo 3. Seus sintomas iniciais são os mesmos da dengue classe. A diferença, é que ao passar o pico de febre começam a aparecer os sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos. A pessoa sente fortes dores no abdome e alterna sonolência com agitação. A dengue hemorrágica pode levar á morte se não for tratada a tempo.


Como se contrai a dengue?

Através de picadas do mosquito do tipo Aedes. O principal deles é o Aedes aegypti, muito parecido com os pernilongos convencionais. A picada não dói e não deixa marcas na pele, o que pode dificultar a identificação da doença.

De oito a 12 dias depois de picar uma pessoa infectada, o mosquito passa a transmitir a doença para os seres humanos, que só começam a apresentar os sintomas durante três a 15 dias depois de serem picados.

Como saber se o que tenho é dengue?

Para saber se tem a doença, fi que atento a esses sintomas:
  • febre alta;
  • dor de cabeça;
  • aparência abatida;
  • muita dor no corpo e, às vezes, vômitos;
  • Podem aparecer manchas vermelhas no corpo, em alguns casos acompanhadas de coceira ( é muito comum coçar os pés e as mãos, mas outras partes do corpo também podem apresentar irritação);
  • Pequenos sangramentos no nariz e nas gengivas;
  • Dores no fundo dos olhos ;
  • Sensibilidade à luz
  •  

 

A quem devo procurar em caso de suspeita?

O ideal é procurar imediatamente um posto de saúde da rede pública. Lá o paciente recebe todas as orientações necessárias. Nunca tome remédio para combater a febre e aliviar as dores por conta própria. Alguns antitérmicos como os que contém ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Novalgina) agravam o problema podem aumentar o risco de sangramento.

Que exames revelam se estou com dengue?

A doença é detectada por meio de exames de sangue que revelam a presença dos anticorpos no organismo do indivíduo.

 

Qual o tratamento para a dengue?

Não há tratamento específi co para a dengue, por ser uma doença transmitida por vírus. Quando não há dúvida de que a pessoa tem dengue, na maioria das vezes o médico pode recomendar que o tratamento seja feito em casa, combatendo seus sintomas com hidratação eantitérmicos.

A recuperação na maioria dos casos é normal e o doente não apresenta seqüelas. O processo de cura da doença tem início aproximadamente quatro dias depois dos primeiros sintomas, e pode ser completa em até 10 dias. Algumas pessoas apresentam queda de pulso e de pressão arterial nos três primeiros dias assim que a febre começa a passar.

Extremidades frias, pele pegajosa e agitação, além das manifestações hemorrágicas. A queda de pressão caracteriza a síndrome do choque da Dengue, forma mais grave da doença conhecida como “Dengue Hemorrágica”.


Saiba mais sobre o mosquito transmissor da dengue

  • Ciclo de vida do mosquito:
O ciclo ovo-ovo pode durar cerca de 10 dias. Quando a larva domosquito nasce, ela passa por quatro estágios decrescimento, que podem durar de oito dias no total. Depois ela se transforma em pupa (estágio que dura dois dias, aproximadamente). Depois de sair da pupa, o mosquito adulto já pode se reproduzir e botar ovos, quando o ciclo se reinicia.

  • Quantas pessoas o mosquito pode picar?
    O número pode variar bastante. Uma vez infectado, o mosquito transmite a dengue até morrer. Ele pode picar 20, 30, 40 pessoas ou mais.
 O mosquito precisa picar alguém infectado para se contaminar?
  • Não necessariamente. A fêmea grávida do mosquito pode passar a dengue para suas larvas antes mesmo de botar os ovos. Um macho infectado também pode passar a doença para a fêmea pela relação sexual.

  • As larvas do mosquito automaticamente têm a doença?
    Se a fêmea estava contaminada antes de pôr os ovos, existe essa possibilidade

  • Como são as larvas do mosquito?
    Elas são pequenas, muito difíceis de serem vistas a olho nu. Elas medem de 1 a 6 mm (milímetros) e são transparentes.

  • Qual o raio de ação do mosquito? Qual a distância que ele podevoar?
    Geralmente, ele fi ca próximo dos criadouros, mas o mosquito pode voar centenas de metros, podendo chegar até a 1 KM. O mosquito pode também “pegar uma carona” em um carro ou avião, não tendo limites para seu alcance.


  • Qual a melhor forma de se prevenir contra a dengue?
    Eliminando os criadouros do mosquito.
O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR