.

.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

OS MALES DO CIGARRO


A lei antifumo, aprovada em vários estados do país nos últimos anos,  AGORA TAMBÉM em TERESINA, Campo Maior também deveria seguir o exemplo posto  que está lei é federal e que em Campo Maior ela é burlada com freqüência esta lei proíbe o fumo em locais coletivos, privados ou públicos. O objetivo é combater o fumo passivo: o que ocorre quando não se fuma, mas se respira a fumaça do cigarro de outra pessoa. A iniciativa prevê os “fumódromos”, espaços isolados e arejados destinados exclusivamente ao tabagismo. Na maior parte dos estados em que a lei foi aprovada, estabelecimentos que deixarem seus clientes fumar em recintos coletivos serão multados.


 A importância da lei está no fato de que o cigarro é responsável por problemas de saúde, como o câncer e doenças cardiovasculares. Isso acontece porque o cigarro contém metais pesados que são cancerígenos, e entre os seus componentes estão o benzeno (usado como pesticida e presente na gasolina), o formaldeído (usado na conservação de cadáveres) e o cádmio (presente na conservação de pilhas e baterias). Há, ainda a nicotina, que causa dependência e atua como vasoconstritor, o que aumenta o ritmo cardíaco e causa infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, gastrite, entre outros problemas.






Na fumaça, respirada tanto por fumantes ativos quanto passivos, estão substâncias como o monóxido de carbono (que reduz a oxigenação do organismo), a amônia (usada na limpeza doméstica), cetonas (que são entorpecentes e usadas também como removedor de esmaltes) e a terebentina (inflamável, usada como diluente de tinta à óleo). Todos esses gases são tóxicos.

Ao fumar, o sangue que circula no corpo torna-se pobre em oxigênio. O fumo também faz diminuir o tamanho dos brônquios, por onde passa ar que respiramos, e a circulação de sangue nos alvéolos, terminações responsáveis pela troca dos gases carbônico e oxigênio.



O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR