.

.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

ENTREPOSTO DO MEL JÁ COMEÇA A EXPORTAR MEL PARA OS ESTADOS UNIDOS


Os produtores de mel de Campo Maior farão a primeira remessa da produção apícola para os Estados Unidos, através do beneficiamento feito pelo Entreposto, que começou a funcionar no inicio desse mês de abril. A exportação será feita em conjunto com a produção dos municípios de Picos (Casa Apes) e Piracuruca (Entreposto de Piripiri).


Após 17 dias de funcionamento do Entreposto do Mel de Campo Maior, os apicultores já começaram a colher os primeiros resultados. O estoque de 11 toneladas que está armazenado no depósito será todo enviado para a exportação aos Estados Unidos. “Nós vamos encaminhar o mel, tipo matéria prima, para que seja processado e industrializado pela Casa Apes, de Picos”, informa o administrador do Entreposto, Alkimar Sena.

Alkimar explica que esse é um ano favorável ao cultivo e comercialização do mel, sobretudo pelo incremento considerável na safra e também nas exportações. O administrador afirma que a tendência é que a apicultura campomaiorense também seja incrementada com a ativação do Entreposto, com a implantação da Casa do Mel e com o apoio de entidades como a Prefeitura de Campo Maior, Federação das Entidades Apícolas e a CODEVASF.


O Piauí é o maior exportador de mel do país. Os Estados Unidos são os principais compradores do mel piauiense. O elevado índice de aumento das exportação do mel piauiense se deve a diversos fatores, mas dois possuem maior relevância. O primeiro é a certificação orgânica do produto, que faz com que ele tenha maior valor agregado, e o segundo, a certificação em Comércio Justo, que favorece a manutenção dos preços de venda do mel.ASCOM

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR