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terça-feira, 27 de março de 2012

NÚMERO DE INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR É SEMELHANTE AO DE 4 ANOS ATRÁS




O número de estudantes que ingressaram no ensino superior em 2010 foi semelhante ao dos anos anteriores, num sinal de desaceleração dos avanços na área. No ano passado, pouco menos de 2,2 milhões de estudantes entraram no ensino superior no Brasil. O índice, embora maior do que o de 2009, é semelhante aos de 2007 e 2008. O Brasil encerrou o ano de 2010 com cerca de 6,5 milhões de estudantes universitários – dos quais 173 mil se dedicam a uma pós-graduação. Um número ínfimo quando colocado em perspectiva: os universitários são apenas 3,4% da população brasileira, estimada pelo IBGE em 190,7 milhões de pessoas.

“Houve um incremento muito forte na década, que fecha mais do que dobrando o número de universitários no Brasil”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista coletiva. O petista ressaltou ainda que o Brasil está caminhando para superar as metas do Plano Nacional de Educação, que traçou objetivos até 2020. Apesar do crescimento, o número de alunos formados continua sendo menos da metade dos que ingressam na faculdade: no ano passado, pouco mais de 970 mil alunos concluíram o ensino superior.  

Ainda de acordo com o Ministério da Educação, o número de alunos matriculados em instituições federais de ensino superior passou de 148 mil em 2002 para 302 mil em 2011. O perfil dos professores também tem mudado. O número de docentes com mestrado e doutorado tem crescido. Por outro lado, na rede particular (que concentra 78% dos ingressos no ensino superior), pouco mais de 20% dos docentes tem dedicação integral – a maioria cumpre contratos por hora de trabalho, sem exclusividade.

O censo divulgado nesta segunda-feira mostrou também o avanço do ensino noturno: hoje, mais de 70% dos estudantes da rede privada e cerca de 30% dos alunos da rede federal optam por essa modalidade. O ensino à distância, que há uma década tinha uma participação irrisória, abarca atualmente 14,6% do total de alunos matriculados. 

Qualidade – O crescimento do número de estudantes no ensino superior não tem sido acompanhado de uma evolução igualmente rápida na qualidade de ensino. 

 “Nós estamos trabalhando, porque os problemas são globais. O Brasil está caminhando para isso. Nós temos melhorado todos os indicadores de qualidade interna. E, quanto à excelência, temos um predomínio na América Latina”, disse Luiz Cláudio Costa, secretário Nacional de Ensino Superior. 

O FILÓSOFO

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