Para se tornar fiel a uma loja, o principal critério utilizado pelos consumidores é o preço. Assim, a fidelidade se mostra altamente relacionada a preços e serviços comercializados a um preço acessível.
De acordo com o estudo O Observador Brasil 2012, realizado pela Cetelem BGN e divulgado na última quinta-feira dia 23, 64% dos entrevistados afirmaram que o preço é um dos principais fatores para a fidelização. Muitos também citaram promoções e descontos (51%) como elemento-chave para se tornarem fiéis a uma determinada loja.
Classes sociais
Em relação às classes sociais, 72% dos entrevistados da classe AB citaram os preços razoáveis como um dos elementos principais, enquanto 58% dos entrevistados da classe C disseram o mesmo.
Sobre as promoções e descontos, 45% dos entrevistados da classe AB citaram esse elemento para se tornarem fiéis, enquanto 54% dos entrevistados da classe C afirmaram o mesmo.
Outros itens apontados como importantes para a fidelização, no geral, foram confiança pela loja no quesito segurança (36%), qualidade do serviço de entrega (36%), qualidade no serviço pós-venda (18%), hábito de comprar sempre na mesma loja (26%) e facilidade na compra (12%).
Regiões do Brasil
Analisando as resposta pelas regiões do Brasil, 100% dos entrevistados do Piauí afirmaram que, para se tornar fiel a um comércio, o fator principal é a possibilidade de aproveitar promoções e descontos. Ainda no Piauí, 66% dos entrevistados valorizam a confiança pela loja no quesito segurança.
No Sudeste, o elemento mais citado foram os preços dos produtos e serviços, em um nível razoável. No Norte/Centro-Oeste, os preços também são importantes, para 63% dos entrevistados. No Sul, aproveitar as promoções e descontos é o elemento-chave para 95% dos entrevistados.
A pesquisa
O Observador 2012 é a sétima edição consecutiva da pesquisa encomendada pela Cetelem BGN, empresa do grupo BNP Paribas, à Ipsos Public Affairs, que mapeia os hábitos de consumo dos brasileiros.
A amostra inclui 1.500 entrevistas e entrevistados com mais de 15 anos, o que representa 74% da população brasileira. A maioria dos entrevistados é casada (59%).
As entrevistas, pessoais e domiciliares, foram realizadas em 70 cidades das nove regiões do país. Vale destacar que cada entrevistado pôde apontar mais de um critério, responsável por fidelizá-lo a uma loja.
O FILÓSOFO
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