.

.

terça-feira, 17 de abril de 2012

A GREVE DOS PROFESSORES NÃO É RESTRITA AO PIAUÍ... BA: ESCOLAS SEGUEM FECHADAS APÓS JUSTIÇA CONSIDERAR GREVE ILEGAL

 
Estudantes encontraram escolas fechadas nesta segunda-feira em Salvador (BA). Foto: Raul Spinassé/Futura Press Estudantes encontraram escolas fechadas nesta segunda-feira em Salvador (BA)

Após a Justiça considerar ilegal a greve dos professores estaduais da Bahia, em decisão divulgada na última sexta-feira, os educadores mantinham a paralisação hoje. Segundo estimativa da Secretaria Estadual da Educação, 90% das escolas de Salvador e da Região Metropolitana permaneciam fechadas nesta segunda-feira. No interior, pelo menos 55% dos colégios estaduais aderiram à greve. 

Os docentes alegam que o governo acordou com a categoria um aumento geral de salários de 22,22%, mas agora não quer mais cumprir o acordo. A gestão pública deverá aplicar o aumento somente aos professores de nível médio, que ficaram com os salários abaixo do novo piso nacional, de R$ 1.451,00. O governador Jaques Wagner disse que não poderá aplicar o aumento a todos os servidores, já que isso iria ferir o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Segundo a decisão da Justiça da última sexta-feira, os professores e dos demais servidores da devem retornar às suas atividades normais, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil. O governo alegou que não houve qualquer comunicação prévia sobre a possibilidade de greve. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB) informou que vai recorrer da decisão. 

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR