.

.

terça-feira, 17 de abril de 2012

SECA: 82 MUNICÍPIOS PIAUIENSES DECRETAM ESTADO DE EMERGÊNCIA




A região nordeste tem atualmente pelo menos 458 municípios que decretaram estado de emergência por conta da estiagem. Os dados são de estudo realizado pelo portal UOL. No levantamento, o Piauí aparece entre os estados onde a situação já é considerada grave. São 82 municípios com decretos de emergência homologados até o momento. 

Nesta segunda-feira (16) uma audiência pública foi realizada na Assembléia Legislativa para alertar as autoridades para a possibilidade desse número ultrapassar mais de 150 municípios nos próximos meses, caso falta de chuva continue.

A audiência pública, proposta pela deputada estadual Liziê Coelho (PTB), deve reunir Governo do Estado, prefeituras, parlamentares e a sociedade civil.  O objetivo é discutir ações e políticas públicas de ajuda ao homem do campo atingido pela estiagem. Durante o encontro, a parlamentar irá cobrar do Governo Federal que a decisão do Ministério do Desenvolvimento Agrário,  suspendendo o repasse do Seguro Safra a 35 municípios do semi-árido piauienses, seja revista.

A parlamentar informa que, das cidades piauienses que realizaram o pedido de estado de emergência, apenas Caridade do Piauí, Itaueira e São Raimundo Nonato foram beneficiadas pelo Seguro. O Ministério alega que os prejuízos apresentados nos relatórios repassados, pelas prefeituras desses municípios, não alcançaram a dimensão necessária para que o repasse do seguro fosse efetivado. Segundo Liziê, é preciso que o Governo Federal reveja a metodologia de análise para aprovação deste repasse.

Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil, o aumento de municípios em estado de emergência por causa da seca aumentou 469%, em relação ao número de cidades com decretos reconhecidos pelo governo federal, em comparação a 2011.

Ainda de acordo com dados da Secretaria, 222 decretos de emergência já haviam sido reconhecidos pelo órgão federal.

Causas

Segundo o meteorologista e professor da Universidade Federal de Alagoas, Humberto Barbosa, existe uma transição do La Niña (responsável por mais chuvas no sertão) para El Niño, o que explica a maior estiagem neste período de 2012. O professor explicou também que outra parte do problema está nas mudanças climáticas que ocorrem nos oceanos.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR