THESCO SILVA, SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO |
Uma empreitada política, como toda presteza
compassiva, possui riscos de instabilidade e fracasso. Até em pleitos que
envolvem disputas entre políticos experientes isso pode acontecer. Para
diminuir estes riscos, partidos e coligações precisam planejar com detalhe a
campanha. Realizando uma sistematização que possa responder aos possíveis
imprevistos. Neste sentido, é recomendado que o grupo tenha um consultor
político, capaz de realizar com isenção e conhecimento de causa analises de
conjuntura, sobre a realidade da disputa eleitoral, aqui em Campo Maior nós temos
o THESCO SILVA, SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO.
Além de contribuir com a elaboração de propostas em políticas públicas, que
serão apresentadas a população. Também, numa campanha política é necessário o
monitoramento das idéias do adversário.
Em todo planejamento de campanha política
a comunicação social é um instrumento fundamental. É neste campo de
conhecimento que será articulado a proposta do candidato com o anseio da
população. E para facilitar o desempenho positivo, a campanha política conta,
de forma imprescindível, com o marketing, um instrumento emprestado da
administração de empresas.
Portanto, o marketing e a comunicação
desempenham um papel estratégico na trajetória de quem deseja ocupar uma função
política. Como no marketing empresarial, que domina todo o ambiente de atuação
das empresas, o marketing político, também, exige uma estreita relação do
candidato com as demandas e pleitos das comunidades.
A política é um campo que exige uma
relação de confiança. O político promete para o eleitor o que vai ser cumprido
depois, ao longo de quatro anos. O eleitor vai aceitar a promessa de algo que
poderá não receber. Atualmente, para temperar esta situação, existe uma
crescente insatisfação da população em relação aos políticos, fato que exige do
consultor da campanha medidas para aliviar essa desconfiança.
O insumo facilitador deste trabalho é a informação
com credibilidade, acerca das atividades e propostas do candidato. Cabe ao
consultor político, também chamado de “marqueteiro”, disponibilizar para o
eleitorado planos lúcidos, sobre progresso e desenvolvimento sustentável.
Uma das contribuições do candidato, para o
bom desempenho da campanha, é repassar ao eleitorado, de forma compreensível e
convincente, no rádio, televisão, comícios, debates e reuniões toda a
plataforma de propostas. Neste particular, técnicas de comunicação podem ajudar
no desempenho do candidato.
Com a elaboração de proposta, que
corresponda ao anseio da população, o candidato se aproxima da realidade
comunitária e poderá aglutinar vários grupos sociais. É uma atitude que difunde
a imagem positiva do candidato como político progressista e democrático.
O planejamento da campanha passa pelo
cronograma de atividades, definição das alianças, apoios e a aplicação das
técnicas de comunicação, aliadas ao marketing, nos impressos, rádio, na TV e
internet. Seguindo o marketing empresarial, a campanha política deve
estabelecer uma relação direta com o planejamento estratégico e a reengenharia.
É fundamental avaliar todos os momentos da disputa, para implementar as
mudanças, em tempo hábil, se necessárias à vitória. A política será bem melhor
compreendida se o candidato usar sinceridade nas ações públicas.
O FILÓSOFO
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