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domingo, 22 de abril de 2012

NA POLÍTICA: MARKETING E COMUNICAÇÃO



THESCO SILVA, SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO
Uma empreitada política, como toda presteza compassiva, possui riscos de instabilidade e fracasso. Até em pleitos que envolvem disputas entre políticos experientes isso pode acontecer. Para diminuir estes riscos, partidos e coligações precisam planejar com detalhe a campanha. Realizando uma sistematização que possa responder aos possíveis imprevistos. Neste sentido, é recomendado que o grupo tenha um consultor político, capaz de realizar com isenção e conhecimento de causa analises de conjuntura, sobre a realidade da disputa eleitoral, aqui em Campo Maior nós temos o THESCO SILVA, SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO. Além de contribuir com a elaboração de propostas em políticas públicas, que serão apresentadas a população. Também, numa campanha política é necessário o monitoramento das idéias do adversário.

Em todo planejamento de campanha política a comunicação social é um instrumento fundamental. É neste campo de conhecimento que será articulado a proposta do candidato com o anseio da população. E para facilitar o desempenho positivo, a campanha política conta, de forma imprescindível, com o marketing, um instrumento emprestado da administração de empresas.

Portanto, o marketing e a comunicação desempenham um papel estratégico na trajetória de quem deseja ocupar uma função política. Como no marketing empresarial, que domina todo o ambiente de atuação das empresas, o marketing político, também, exige uma estreita relação do candidato com as demandas e pleitos das comunidades.

A política é um campo que exige uma relação de confiança. O político promete para o eleitor o que vai ser cumprido depois, ao longo de quatro anos. O eleitor vai aceitar a promessa de algo que poderá não receber. Atualmente, para temperar esta situação, existe uma crescente insatisfação da população em relação aos políticos, fato que exige do consultor da campanha medidas para aliviar essa desconfiança.

O insumo facilitador deste trabalho é a informação com credibilidade, acerca das atividades e propostas do candidato. Cabe ao consultor político, também chamado de “marqueteiro”, disponibilizar para o eleitorado planos lúcidos, sobre progresso e desenvolvimento sustentável.

Uma das contribuições do candidato, para o bom desempenho da campanha, é repassar ao eleitorado, de forma compreensível e convincente, no rádio, televisão, comícios, debates e reuniões toda a plataforma de propostas. Neste particular, técnicas de comunicação podem ajudar no desempenho do candidato.

Com a elaboração de proposta, que corresponda ao anseio da população, o candidato se aproxima da realidade comunitária e poderá aglutinar vários grupos sociais. É uma atitude que difunde a imagem positiva do candidato como político progressista e democrático.
O planejamento da campanha passa pelo cronograma de atividades, definição das alianças, apoios e a aplicação das técnicas de comunicação, aliadas ao marketing, nos impressos, rádio, na TV e internet. Seguindo o marketing empresarial, a campanha política deve estabelecer uma relação direta com o planejamento estratégico e a reengenharia. É fundamental avaliar todos os momentos da disputa, para implementar as mudanças, em tempo hábil, se necessárias à vitória. A política será bem melhor compreendida se o candidato usar sinceridade nas ações públicas.

O FILÓSOFO

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