.

.

domingo, 29 de maio de 2011

CHUVAS NO NORTE DO PIAUÍ VÃO CONTINUAR ATÉ AGOSTO


O Norte do Piauí deve continuar concentrando o volume de chuvas no Estado. De acordo com o boletim de informações climáticas divulgado pela Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar), nos meses de junho, julho e agosto, a intensidade das chuvas nessa região deve variar entre normal a acima da média histórica. A previsão pluviométrica para o trimestre é de cerca de 100 milímetros.

A causa principal que determinou a condição de chuvas acima da média nos meses anteriores, especialmente no Norte do Piauí, foi atribuída à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que permaneceu por todo o período oscilando entre valores abaixo da sua posição climatológica, trazendo umidade e provocando chuvas.


 
Segundo detalhes técnicos da ocorrência de precipitação, há 35% de probabilidade de que as chuvas se comportem acima da média, 45% de que sejam normais e 20% de probabilidade de serem abaixo da climatologia. Como o período chuvoso já está se encerrando, o esperado é que as chuvas, ainda que superiores à média, não atinjam grandes acumulados, principalmente nos meses de julho e agosto.

Para o Centro e o Sul do Piauí, o prognóstico é de chuvas em torno da normal climatológica. Quanto às chuvas que aconteceram no Sul do Piauí neste mês de maio, o boletim informou que as mesmas foram provocadas por uma frente fria que veio da Bahia.


Ainda com relação à análise das chuvas ocorridas no Piauí, o mês de abril destacou-se com acumulados acima da média. O mês de maio também vem acumulando valores acima da média climatológica para o período, como previsto.

É importante ressaltar que o Semiárido tem como característica a alta variabilidade espacial e temporal dos índices pluviométricos, o que significa que algumas localidades poderão receber maior quantidade de precipitação do que outras, além da possibilidade de ocorrência de chuvas intensas.




O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR