.

.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

MENTE EVOLUÍDA DE GRANDE CAPITAL


A Câmara de Vereadores de Teresina realiza hoje uma audiência pública para discutir o uso dos "paredões de som". A proposta é do vereador Rodrigo Martins (PSB) que quer aprovar uma lei municipal regulamentando o uso de som na capital, mas quer a contribuição de representantes do poder público, da sociedade civil e também de usuários dos "paredões" para concluir o projeto.

COISA QUE NÃO ACONTECE AQUI NO INTERIOR DO PIAUÍ, POIS OS VEREADORES NÃO PENSAM NO BEM ESTAR DOS MUNÍCIPES. QUEM QUISER PODE ATRAPALHAR AS FAMÍLIAS DE BEM COM SEUS CARRÕES COM SOM LIGADO ATÉ O ÚLTIMO VOLUME, ATÉ ALTAS HORAS DA MADRUGADA. ISSO DEVERIA SER UM CASO DE JUSTIÇA E DE POLÍCIA, ACORDEM, SENHORES VEREADORES.

“O ouvido humano suporta níveis de 80 a 85 decibéis. Quem ficar ouvindo sons entre 85 a 100 decibéis com freqüência, algo semelhante a um carro com escapamento aberto, pode começar a ter perdas”.


De acordo com especialistas , a exposição continuada a sons entre 100 a 120 decibéis pode levar a perda auditiva. Tanto que a legislação determina tampões de proteção. Acima de 120 decibéis (som de uma explosão, por exemplo) é provocado trauma acústico.

Segundo, especialistas é preciso recomendar bom senso a essas pessoas. “Depois de ficar com o fone no ouvido durante uma hora, é preciso fazer uns 15 minutos de pausa”, diz. “Para saber se não está exagerando no volume, a pessoa precisa conseguir escutar perfeitamente alguém que esteja falando com ela”, sugerem. 

A mesma situação não acontece com profissionais como músicos e garçons. “Eles precisam tomar cuidado para não ter lesão auditiva. Os músicos, por exemplo, devem usar tampões pelo menos durante os ensaios. E quem já tem problemas auditivos não deve deixar de usá-los”. 


Perda gradativa da audição. A perda de audição se instala de forma lenta e progressiva e o ouvido sofre um processo de envelhecimento gradual.


Cérebro – Como a pressão intracraniana sobe, o indivíduo começa a sentir fortes dores de cabeça;
·                    
* Órgãos genitais – Passam a receber menos sangue. Enquanto a mulher perde o desejo sexual, o homem fica com dificuldade de ereção;

* Coração – passa a bater de forma descompassada.

·                     Aumentam os riscos de enfarte e derrame;

* Pulmões – Com a aceleração da respiração, os pulmões
   funcionam em velocidade máxima e o cansaço acaba sendo
   inevitável;

* Músculos – Ficam contraídos e começam a liberar substâncias
   inflamatórias;

* Aparelho digestivo – O estômago produz altas escalas de suco
   gástrico, provocando úlcera e gastrite. O intestino também
   deixa de funcionar corretamente;

Foi convidada para participar a Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Civil, Militar, Superintendência de Transportes e Trânsito (STRANS), Secretaria de Segurança e Ministério Público Estadual (MPE). "Mas, populares e também representantes de igrejas e condomínios participar da audiência, tendo em vista que ambos se julgam prejudicados com o uso abusivo dos paredões de som", comentou o vereador.


CAMPOMAIORENSE procure se vereador e reclame diga pra ele que o povo pede um posicionamento deles sobre o assunto, som desrespeitoso. Você que tem aproximação com o prefeito diga pra ele tomar um posicionamento também.

Rodrigo Martins adiantou que a proposta da audiência surgiu após reclamações constantes de populares e representantes de igrejas da capital. "Já nos relataram casos de que um missa teve de ser interrompida por conta do barulho provocado pelo som dos paredões", relatou, acrescentando que o projeto que pretende apresentar é semelhante ao existente em Fortaleza, no Ceará, mas com modificações para a capital. "Queremos ouvir também os demais envolvidos para que possamos chegar a uma proposta o mais consensual possível", destacou.

 Pela proposta apresentada pelo vereador socialista, ambientes privados de acesso público, como bares, restaurantes, casas de shows e postos de combustíveis, ficariam impedidos de autorizar "paredões de som" nas dependências. A proibição do uso dos "paredões", entretanto, não atingiria empresas de publicidade, eventos religiosos e políticos. Para a elaboração do projeto, o vereador já esteve reunido com representantes do segmento envolvido. "Eles se manifestaram favorável à lei e já nos apresentaram algumas sugestões. Entre elas a realização de campanhas educativas e também a sinalização dos locais que tivessem permissão para o uso dos paredões", adiantou. A idéia é que, depois da audiência, seja formado um Grupo de Trabalho para, dentro de 15 dias, apresentar as modificações na lei para que ela seja apresentada na Câmara.

O FILÓSOSFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR