.

.

domingo, 8 de abril de 2012

BENTO XVI PEDE PAZ NA SÍRIA, MALI E NIGÉRIA NA MISSA DE PÁSCOA



O Papa Bento XVI suplicou pela paz e a reconciliação no mundo, em particular na Síria, Mali e Nigéria, após a celebração neste domingo na praça de São Pedro da missa de Páscoa, a principal data do cristianismo, diante de 100.000 pessoas.

O Papa Bento XVI suplicou pela paz e a reconciliação no mundo, em particular na Síria, Mali e Nigéria, após a celebração neste domingo na praça de São Pedro da missa de Páscoa, a principal data do cristianismo, diante de 100.000 pessoas.

"Que na Síria cesse o derramamento de sangue e se inicie sem demora a via do respeito, do diálogo e da reconciliação, como também defende a comunidade internacional", clamou o Papa durante a mensagem "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo), pronunciada da sacada da basílica de São Pedro.

A Síria é cenário há mais de um ano de uma revolta popular duramente reprimidas pelo regime de Bashar al-Assad.

Na mensagem, pronunciada ao fim da missa solene celebrada na praça de São Pedro, o pontífice condenou "as discriminações e perseguições" sofridas pelos cristãos no mundo, em particular no Oriente Médio.

"Cristo é esperança e consolo de modo particular para as comunidades cristãs que mais provas sofrem por causa da fé, por discriminações e perseguições", disse ao mencionar os conflitos no Oriente Médio, Síria, Mali e Nigéria.

"Que ao Mali, que atravessa um momento político delicado, Cristo glorioso dê paz e estabilidade", disse o Papa, para em seguida condenar a violência na Nigéria, "cenário nos últimos tempos de sangrentos atentados terroristas" e onde neste domingo um ataque diante de uma igreja na cidade de Kaduna (norte do país) deixou pelo menos 20 mortos e vários feridos.

"Que a alegria pascoal lhe conceda as energias necessárias para recomeçar a construir uma sociedade pacífica e respeitosa da liberdade religiosa de seus cidadãos", completou.

Vestido com hábitos litúrgicos dourados, símbolo da festividade, o Papa presidiu diante de cardeais e bispos a missa do domingo de Páscoa em uma praça embelezada com mais de 400.000 flores e em um dia ensolarado.

O pontífice, que acaba de completar sete anos de pontificado e que fará 85 anos em poucos dias, parecia em bom estado físico.

Bento XVI pronunciou a mensagem em italiano, pouco antes de dar a bênção a todos católicos do mundo, durante a qual desejou "Feliz Páscoa" em 65 idiomas, entre eles árabe, japonês e hindu.

"Desejo a todos uma boa e feliz festa de Páscoa, com a paz e a alegria, a esperança e o amor de Jesus Cristo Ressuscitado", disse.

A missa foi transmitida ao vivo para vários países do mundo.

Também neste domingo, o Vaticano anunciou que Bento XVI visitará o Líbano entre os dias 14 e 16 de setembro. A viagem terá como objetivo enviar uma mensagem de paz e unidade aos cristãos desta região do Oriente Médio.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR