.

.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PIAUÍ PRORROGA A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Adicionar legenda

A campanha de vacinação contra gripe está prorrogada até a sexta-feira (20) no Piauí. Com o novo prazo, a Secretaria Estadual do Piauí espera imunizar até 459 mil pessoas dos grupos prioritários, cumprindo a meta do Estado.

Até a manhã de hoje (13), já foram vacinados 318 mil idosos, crianças, gestantes e profissionais de saúde. O Piauí é o 1º colocado na região Nordeste em cobertura vacinal, com 69,26% da meta.

Segundo a coordenadora de imunização da Sesapi, Doralice Lopes, o Estado também se destaca com índices acima da média nacional, que é de 56,8%. “No Brasil, o Piauí está um pouco atrás somente de Santa Catarina, que vacinou 71% da meta”, acrescenta.

A infectologista Telma Evangelista, diretora da Vigilância e Atenção à Saúde do Estado, informa que o Ministério da Saúde liberou os estados para que cada um decida sobre o prazo de prorrogação, considerando a cobertura atingida e a meta de cada região. “Vamos prorrogar por mais uma semana na tentativa de sensibilizar a população de alguns municípios cujos índices estão bem abaixo do esperado”, conta.
 
Telma Evangelista explica ainda que a Sesapi está monitorando as cidades com menor cobertura e vai buscar os gestores para que eles trabalhem para ampliar os números.
 
No sistema da Secretaria, até às 10h30 da manhã, os municípios que aparecem com a cobertura vacinal mais baixa são: Acauã (10,93%), Pau Darco (14,05%), Riacho Frio (20,54%), Cocal (20,84%) e Morro Cabeça do Tempo (21,20%).
 
Já São Gonçalo do Piauí (102,03%), Curimatá (101,08%), Porto Alegre do Piauí (101,06%), Valença (96,03%) e Barra do Alcântara (95,02%) são os que têm melhores índices. A capital, Teresina, atingiu 70.26% da meta. “Esperamos que esses números evoluam bem até o final do dia”, assinala.

No detalhamento por grupos prioritários, segundo Doralice Lopes, já foram imunizados 77.80% dos idosos, 73.91% das crianças, 34.88% das gestantes e 54.85% dos trabalhadores em Saúde, além de três índios vindos do Maranhão e que foram vacinados na cidade de Oeiras.
 
A diretora Telma Evangelista alerta, no entanto, que a imunização para as crianças menores de dois anos de idade prossegue até 10 de junho para receber a segunda dose da vacina. “É importante que a população não deixe de buscar os postos porque a gripe realmente é um problema sério de saúde pública e vem causando no Brasil muitas internações e mortes”, afirma.

Vacina

Este ano, a vacina foi reformulada e é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus da gripe. Quem recebe a dose está imunizado contra a Influenza H1N1 (Gripe A), Influenza H3N3 e Influenza B, sendo os dois últimos os vírus mais identificados na gripe comum.Cidadeverde

O FILÓSOFO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR