.

.

domingo, 1 de abril de 2012

1° DE ABRIL DIA DA MENTIRA

Crise financeira e onda de greves marcam os três primeiros meses do governador
Wilsão discursa no dia da sua posse Hoje, 1º de abril, Dia da Mentira, faz justamente um ano que Wilson Martins (PSB) tornou-se governador do estado do Piauí. Nesta mesma data completa-se 100 dias de sua reeleição, conseguida apos uma intensa disputa no pleito de outubro de 2010.

Nesses doze meses de mandato, sendo nove no ano passado, após o 'sai - não sai' do antecessor e hoje senador eleito Wellington Dias (PT), após uma eleição movimentada superando o adversário considerado favorito Silvio Mendes (PSDB), Wilsão, como é apelidado, passa por um momento turbulento.

E essa turbulência pode definir os rumos da administração de Wilson Martins. Vem seguida de crises que vai depender de como ele vai lidar com elas. Duas delas: desequilíbrio financeiro e onda de greves. Uma coisa está ligada à outra. Como se isso não bastasse, o passado do chamado 'projeto', deixado por W. Dias, ora ou outra surge atormentando ainda mais a vida do novo chefe do poder executivo.


Quer exemplo?! O que dizer de obras inacabadas como Aeroporto 'Internacional' (?) de São Raimundo Nonato, Park Potycabana (era para ser o 'Beach Park' do Piauí), Centro de Convenções (o maior exemplo de elefante branco da atualidade), Porto de Luís Correia (esse nem precisa comentar), Orla da Praia de Atalaia (idem), Pontes do Mocambinho, Luzilândia, Uruçuí e etc (promessa de ponte é uma coisa tão comum né?!)...

Dizer que o governador Wilson Martins também nunca fez nada pode ser exagero. O programa 'Ronda Cidadão', lançado ainda no primeiro mandato dele - imita um projeto de segurança que existe no vizinho estado do Ceará-, apesar da promessa de que seria ampliado (até hoje só atua em algumas regiões da capital Teresina), é um feito e tanto. Para as condições atuais, é sim um feto e tanto! Ah, tem o programa de 'Enfrentamento ao Crack', lançado já neste ano, no mandato de reeleito. Mas esse não conta. Ou conta?

W.Dias passa o Governo para Wilsão e os dois em campanha

SAI W. DIAS, ENTRA WILSÃO


Tudo começou em 1º de abril de 2010, DIA DA MENTIRA. Wilsão, já tinha sido informado, um dia antes, na época ainda como vice-governador, que não ia mais assumir o Governo do Estado. W.Dias disse, com as mãos sob uma Bíblia, que tinha "escutado Jesus" e iria permanecer no mandato de governador. Viajou a Brasília (DF), voltou de uma conversa com o então presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), e mudou de opinião. Na manhã do dia 1º de abril avisou a toda a imprensa que iria sair. Wilsão, que estava com cara de poucos amigos, abriu aquele sorrisão e assumiu o posto. Teve entrevista coletiva e fotos posadas ao lado da nova primeira-dama, deputada estadual Lílian Martins (PSDB).

VAMOS SEGUIR O 'PROJETO'

Wilsão adotou o discurso petista de que iria "seguir o projeto" sempre anunciado por Lula, por W. Dias e outros então governistas. 'Crise financeira' herdada por Wilsão de W. Dias? Se ele não admite isso nem hoje, imagina no comezinho, quando ainda estava num 'mandato tampão'! Se não assumisse, ficaria chateatado. Como assumiu, deixou outro então governista ainda mais chateado: o senador João Vicente Claudino (PTB). 

Senador João Vicente Claudino (PTB)
"Eu tenho é trauma da palavra base aliada", chegou a dizer JVC que foi para uma campanha sozinho, com a cara, a coragem e, mas alguns tostões. O governador foi então para uma disputa eleitoral difícil. Foi para um 2º turno ainda mais complicado contra o tucano Silvio. Venceu ainda sob a alegação de "seguir o projeto" e com a cara de Lula estampada em todo seu material de campanha.

REUNIÃO TODA SEGUNDA-FEIRA

Wilsão assumiu o Governo do Estado numa tarde de sábado, 1º de janeiro de 2011, com um primeiro dia do ano onde tudo era favorável. Quer dizer, nem tudo! Faltava ainda uma lista com os nomes dos secretários estaduais para serem anunciados.


Após muita negociata, conversas com lideranças partidárias na calada da noite e acertos até hoje nunca explicados, os nomes da equipe foram revelados no mesmo momento que Wilsão assumia, em plena solenidade no Palácio de Karnak. Somente no dia 3, uma segunda-feira, iniciou os trabalhos para valer. Disse que ia fazer reunião com o secretariado todas às segundas-feiras. Disse que essas reuniões prosseguiriam e em três meses pegaria os resultados. Estamos todos à espera!

Solenidade de posse inesquecível para Wilsão e Lílian Martins

Wilsão e Lílian Martins
PRIORIDADES ENTRAM EM GREVE

Em mensagem aos deputados estaduais na abertura do legislativo piauiense em fevereiro, o governador falou que a educação, saúde e segurança seriam suas prioridades.

Entretanto, desde que foi empossado o governador já passou por greves justamente nestas categorias, à exceção da Saúde, pasta que tem hoje como secretária a sua mulher Lílian Martins.

A paralisação dos professores foi uma das mais marcantes: O movimento terminou com Wilsão se comprometendo a pagar um novo piso salarial para os professores. 


Agora em 2012 novamente os professores entram numa greve justa por seus direito garantidos por lei e por recebimento de verba mais que suficiente para efetuar o pagamento do novo piso Nacional, o governador descaradamente permanece irredutível e não quer pagar o Novo piso Nacional aos professores em 2012, quer sim roubar direitos adquiridos.


Outro movimento que representou o início deste Governo foi o do DER. Os manifestantes chegaram a conseguir na Justiça uma liminar cobrando o Governo do Estado pelo pagamento dos seus salários. Mais recente foi a vez dos policias civis deflagrarem greve. Solicitam que seja cumprido o acordo de reajuste salarial feito no ano passado. A mais nova paralisação e talvez mais representativa: da UESPI. Teve até lavagem no Palácio de Karnak e uma pintura na porta com os dizeres: "SOS UESPI".


PROBLEMÕES: CÂNCER E OPOSIÇÃO

Começou com fofoca e depois foi confirmado pelo próprio governador Wilson Martins. Em dezembro de 2010 ele admitiu que fez uma cirurgia para retirada de um cisto no rim. Foram retirados 5% do órgão do governador. O boletim médico informou da cirurgia para retirada de uma lesão cística. O próprio Wilsão então admitiu: "É um câncer de células renais, grau um, que foi retirado totalmente".

Wilsão nunca demonstrou fraqueza, no entanto. Pelo contrário. A oposição partiu para cima do governador e, apesar de estar praticamente limitada a três nomes na Assembléia Legislativa, os deputados estaduais Firmino Filho, Marden Menezes e Luciano Nunes (todos PSDB) fizeram e ainda fazem ser ouvidos na crítica ao Governo do Estado.

Deputados estadual Firmino Filho

Deputado estadual Marden Menezes
deputado estadual Luciano Nunes

Na semana passada Luciano Nunes, por exemplo, atacou: 

"De nada adiantou todo esse tempo no governo. O sentimento dos piauienses é de frustração e decepção. O sucateamento começa com o setor de saúde, como pudemos constatar em Floriano. Não tem nem o que comemorar nesse um ano de Governo".

FRASES MARCANTES E O FUTURO

A seguir, trechos marcantes do discurso de posse de Wilsão: 

"Assumir o governo do Estado do Piauí é um sonho. Tenho uma vida toda pautada pelo interesse coletivo. Seja como médico, seja como político, carrego sempre a perspectiva do outro, na vontade de servir ao próximo. Disponho-me a realizar novos vôos, que possibilitem ao Piauí chegar mais longe, a conquistar novos espaços, a crescer e a se transformar.

Aqui nós faremos obras palpáveis, visíveis, como as estradas, os hospitais, as escolas de ensino médio em toda parte... Os desafios são grandes. E agora, ao assumir a cadeira de governador, tenho um compromisso que aqui manifesto de público, diante desta Assembléia e de todo o povo piauiense...

“O meu compromisso de levar adiante o grande projeto de transformação do nosso Piauí”. 

PROFESSORES, MÉDICOS, POLICIAIS, UEPI, E OUTROS VOTANTES AQUELE ABRAÇO

As declarações de Wilson Martins mais marcantes também dizem respeito aos problemas enfrentados. Alguns deles às vezes têm graves conseqüências. Foi assim com o mega-protesto SOS UESPI realizado por estudantes e professores da Universidade Estadual do Piauí quando ele disse que era um "problema pequeno".

O resultado todo mundo viu, apesar de alguns veículos de comunicação "com rabo preso" não terem mostrado de fato como tudo aconteceu. Quanto aos próximos anos, até 2014: só resta esperar! Mas vale lembrar:

“Wilson Martins já disse que fica até o final e promete não ser mais candidato a nada”.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR