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segunda-feira, 2 de abril de 2012

BRs DE TERESINA ESTÁ ENTRE AS QUE MAIS MATAM NO BRASIL



A falta de efetivo prejudica a fiscalização nos trechos rodoviários de Teresina. O problema chega ao ponto de impedir o funcionamento de um posto de fiscalização no km 0 da BR-316. O posto está desativado há pelo menos seis meses, após ter sido abandonado pelo Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE).

 
A Polícia Rodoviária Federal - PRF deveria ocupar o posto por se tratar de uma barreira em uma rodovia federal. Porém, isto ainda não tem data para acontecer por conta do déficit de agentes federais atuando na capital. "Infelizmente, não temos pessoal suficiente. A PRF está estudando uma recolocação de policiais que atuam em posto próximo para dar prioridade a casos como este, onde a necessidade de fiscalização é constante", admite o Inspetor Rameiro da PRF.

Enquanto isso, esse trecho de grande movimentação, especialmente de caminhões e carretas, permanece sem fiscalização efetiva. O posto de fica na saída de Teresina para Timon, antes da Ponte Getúlio Vargas, no bairro Tabuleta. No ano passado, cinco acidentes com vítimas feridas gravemente foram registrados no trecho. Além disso, uma pessoa morreu e outras 11 ficaram feridas nos 69 acidentes contabilizados. 

Rodovia federal BR-316
Alta velocidade, imprudência, falhas na fiscalização e condições físicas inadequadas das estradas. Esta tem sido a combinação fatal, que faz dos 22 quilômetros das rodovias federais BR-316 e BR-343, que passam na zona urbana de Teresina, serem considerados dois dos 60 trechos mais perigosos do Brasil. Em um espaço curto, números que assuntam: a cada dia de 2011, pelo menos dois acidentes de trânsito eram registrados. A cada 18 dias do mesmo período, uma pessoa perdia a vida em alguma destas ocorrências.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), somente dos 22 quilômetros urbanos das rodovias que cortam Teresina foram contabilizados 1.041 acidentes, 464 pessoas feridas e 20 mortes no ano passado. Como em boa parte das ocorrências de acidentes de trânsito, elas poderiam ter sido evitadas se motoristas, pedestres e motociclistas fossem mais prudentes e estivessem atentos às regras de trânsito estabelecidas.



O FILÓSOFO 

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