.

.

terça-feira, 3 de abril de 2012

GREVE! CULPA DO GOVERNO: OPOSIÇÃO AFIRMA VOTAR CONTRA A PROPOSTA DO GOVERNO ESTADUAL

Deputado Marden Menezes (PSDB)
Deputado Firmino Filho, do PSDB

O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período. 


 A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado


Os deputados Marden Menezes e Firmino Filho, do PSDB, se comprometeram a votar contra o projeto.

Os deputados Marden Menezes e Firmino Filho, do PSDB, se comprometeram a votar contra o projeto do Governo do Estado que implanta o piso salarial dos professores da rede estadual. A proposta ainda não foi encaminhada para à Assembléia, mas já foi discutida em audiência realizada ontem dia 2 no plenarinho da Assembléia. Os professores já estão em greve há 35 dias.


Firmino Filho, líder da bancada de oposição, garantiu em pronunciamento que se o projeto “permanecer prejudicando os professores não terá o voto da oposição”. Marden Menezes disse que a discussão sobre o piso nacional dos professores já deveria ter sido finalizada. Segundo o deputado o piso é um direito já garantido por Lei. “Não deveríamos estar aqui discutindo a implantação do piso e sim outro avanço, e se o Governo permanecer na proposta que aí está a oposição vai sim votar contra”, acrescentou o deputado.

Segundo o deputado Firmino Filho, o mais grave hoje na Educação do Piauí é o número da evasão escolar diagnosticado pelo Sinte-PI (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí). Firmino disse que a evasão de mais de 50 mil alunos também significa queda no repasse de recursos do Governo Federal, que é contabilizado por número de aluno matriculados. “Isso é grave porque mostra logo o impacto de pelo menos R$ 100 milhões a menos em recursos do Fundeb, se levarmos em cota o custo por aluno”, afirmou o deputado. (cmn40graus)

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR