.

.

terça-feira, 17 de maio de 2011

GOVERNADOR COMEMORA 58 ANOS COM GREVE EM CINCO ÁREAS


O governador Wilson Martins (PSB) completa hoje 58 anos de idade enfrentando paralisações em cinco categorias de servidores do Estado. Dentro da programação de aniversário, está um café da manhã com a imprensa, no Palácio de Karnak, evento que poderá ser marcado por atos de protesto. Os servidores em greve anunciaram uma manifestação nos portões do palácio e os servidores e alunos da Uespi (Universidade Estadual do Piauí) estão organizando um "tuitaço".

No mês passado, o governador ofereceu um jantar para imprensa na residência oficial, em comemoração ao Dia da Imprensa. Agora, no seu aniversário, oferece um café da manhã, numa política de proximidade e desprendimento com os jornalistas. O Governo enfrenta paralisações dos servidores na Saúde, Educação, Polícia Civil, Uespi e Iapep (Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí). 

O governo não trata as greves e paralisações como crise, mas como uma coisa normal no estado democrático de direito. "Eu já fui sindicalista e sei como é isso. Mas não vamos negociar com servidores em greve", avisa o governador Wilson Martins. A última categoria a declarar greve foram os servidores do Iapep, que denunciaram o sucateamento do órgão. Eles protestaram contra condições precárias de trabalho, alegando que falta o básico para o dia a dia, inclusive cadeiras, mesas e papel. 

Eles reclamam ainda de atraso no pagamento de vales transportes e tíquete alimentação, além de excesso de terceirizados no órgão. Os policiais civis, há 32 dias em greve, resolveram suspender a paralisação para negociar com o Governo. Eles cobram um reajuste de 24% que foi feito em um acordo judicial e homologado na Justiça. O governo sinalizou pagar o aumento em duas vezes de 12%, sendo a segunda parcela paga somente no ano que vem.

Em greve há quatro dias, os professores e servidores da Uespi disseram que o "governador aniversaria e dá um bolo no funcionalismo". Eles querem autonomia financeira para a instituição e um salário reajustado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Estatístico e Sócio-Econômico). Atualmente um professor 20 horas recebe R$ 1 mil na Uespi; com reajuste, passaria para R$ 2,2 mil.DiariodoPovo

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR