.

.

terça-feira, 17 de maio de 2011

PROJETOS CURSINHOS POPULARES ENCERRARÁ ATIVIDADES NO PIAUÍ POR FALTA DE REPASSES




Com repasses atrasados, projeto Cursinhos Populares decide encerrar atividades no Piauí


O projeto Cursinho Popular, uma alternativa para estudantes sem condições de pagarem um cursinho pré-vestibular "normal" corre risco de não acontecer este ano. Em reunião realizada esta semana, a direção do Instituto Civitas, responsável pela gestão do projeto, decidiu que não irá mais executar o curso. A decisão foi tomada em decorrência do atraso do Governo do Estado no repasse dos recursos destinados para o projeto.

Segundo informou Robertone Pessoa, diretor executivo do Instituto Civitas, apenas 59% dos recursos já garantidos através de contrato foi pago pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Os recursos totais no valor de R$ 3 milhões são destinados para o pagamento de 2.500 professores que atendem em 206 núcleos do cursinho que acontecem em diversas cidades do Estado.

Recado do Governador Para você aluno do cursinho popular.

"Não temos condições de manter o programa. Os recursos não estão chegando e os professores já começaram a desistir. Recebemos a informação que os repasses foram cancelados por conta de irregularidades na prestação de contas, mas anualmente fazemos isso e nunca houve contestação", comentou o diretor que esteve na manhã desta quarta-feira, dia 11 na Seduc protocolando todas as prestações de contas dos cursinhos populares.

"Sempre mantivemos a transparência. A continuidade do projeto agora dependerá apenas do Estado. Estamos entregando e agora cabe ao Estado. A decisão é do poder público agora. O Civitas não quer mais participar do cursinho popular. Porque afinal não vamos colocar o nome do Instituto em situações vexatórias", relatou Robertone Pessoa.

Já o superintendente de gestão da Seduc, Neto Carvalho, informou que atendendo determinação do secretário estadual de Educação, Átila Lira, a execução do projeto será feita este ano através de licitação pública. "Em 2011 qualquer empresa ou entidade relacionada poderá concorrer para realizar o projeto. A medida foi tomada como forma de dar uma maior transparência à gestão dos recursos da educação", ressaltou, acrescentando que, inclusive, o Instituto Civitas poderá concorrer à licitação.

Os cursinhos populares voltados para alunos da escola pública têm garantido resultados positivos na aprovação de alunos nos vestibulares em universidades públicas e privadas no Estado. Em 2009, alunos da escola pública alcançaram 62% de aprovação na Universidade Estadual (Uespi), 47% no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), 70% no Instituto Superior de Educação Antonio Freire (Iseaf) e chegou a 80% na Universidade Aberta do Piauí (UAPI).





O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR