.

.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

JEANS TRANSFORMA CAMPO MAIOR EM POTENCIAL DA INDÚSTRIA NO PI


Campo Maior, cidade piauiense de 45.177 habitantes, é azul. Azul de jeans. A cidade, a 82 quilômetros de Teresina, possui um polo industrial de jeans com 26 indústrias que empregam 650 pessoas. São costureiros, estilistas, inspetores, pregadores de botões, modeladores, contabilistas, profissionais de recursos humanos, supervisores de produção.

A indústria de jeans de Campo Maior ganhou maturidade suficiente para ter uma rua especializada na fabricação e comercialização de jeans, a Rua Emílio de Lima, no centro da cidade, que possui nove marcas. O mini-parque industrial é liderado pela VIA CORPUS JEANS.

O movimento é de cidade grande. Os operários passam com pressa para acompanhar o ritmo da produção, os proprietários das indústrias são acionados a todos o momento pelos distribuidores de seus produtos. Os industriais de Campo Maior se viram de uma hora para outra acossados para atender uma demanda por calças, casacos, bermudas, saias, shorts de jeans de estados brasileiros que são também polos produtores de jeans, como Pernambuco, Ceará e as fábricas começaram a receber encomendas do Rio Grande do Sul.

Sentado em sua mesa, instalada em uma sala próxima das máquinas de sua fábrica, a Documento, Venilson Rodrigues Teixeira, é interrompido pelo técnico que comunica um problema: o sistema de registro de frequência dos funcionários só permite regoistrar 30 empregados, mas a empresa tem 40 funcionários e precisa de mais 12.

Venilson Teixeira tem outro problema, a falta de espaço para colocar na fábrica uma máquina de produção de bordados. A Documento quando foi implantada há três anos tinha 12 empregados e produzia 400 peças por mês. Três anos depois, Venilson Teixeira produz 5 mil peças mensais e está vendendo para os estados do Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pará e Tocantins. 


“Descobri que a demanda era tamanha que tinha só duas alternativas: oi eu explodia ou implodia. Resolvei explodir e já estou entrando em acordo com a fábrica de jeans ao meu lado para que eu amplie o meu espaço e a minha produção”, falou Venilson Teixeira.

Os produtores de Campo Maior descobriram um segredo do mercado importante. Podem vender para Pernambuco, um polo produtor de jeans para o atacado porque os pernambucanos têm restrições à qualidade das peças produzidas pela cidade de Caruaru. Os consumidores descobriram o jeans de qualidade de Campo Maior.

Para atender a demanda e traduzir o sucesso da criatividade e do empreendedorismo em lucro e desenvolvimento, as indústrias de jeans de Campo Maior formaram um espécie de cooperativa informal. Quando uma indústria está precisando de tecido, a outra fornece. A indústria de jeans Via Corpus fornece sua modelagem para as indústrias Documento e Bonequinha de Luxo.

Para ter aviamentos, tecidos e máquinas, as indústrias chegam a fazer compras coletivas.

“O nosso esforço é que ninguém vá à falência. Nós estamos unidos para crescer porque temos muitos mercados esperando os nossos produtos”, falou Lucas Pierre Oliveira Alencar, de 24 anos, sócio da indústria de jeans Bonequinha de Luxo.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR