.

.

terça-feira, 10 de maio de 2011

INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES EM ESCOLAS MUNICIPAIS CHAEGA A 80%

Prefeito Paulo Martins

O Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, realizado nesse final de semana passado, em Campo Maior, reuniu cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes, portadores de necessidade e representantes de entidades de 16 municípios da região dos Carnaubais. O evento serviu para se fazer discussões que objetivam a implantação de ações que melhorem a qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais piauienses.

A coordenadora do Fórum e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Helena Lima, explica que a interiorização das discussões é um passo importantíssimo para que toda a sociedade do Piauí se envolva na causa dos portadores de necessidades especiais. “Até 2003 as pessoas com deficiência eram esquecidas. Não existia nenhum projeto de governo ou prefeitura que assegurassem esses direitos. Hoje podemos ver que muita coisa avançou”, descreve.


O prefeito de Campo Maior Paulo Martins informou que oito escolas municipais estão completamente adaptadas e que o número de pessoas com necessidades especiais matriculadas na rede cresceu 80%. “Fico feliz de ver gestores, prefeitos e secretários reunidos em Campo Maior para discutir este tema tão importante”, declarou.


Ainda hoje é possível ver municípios onde as políticas inclusivas estão em seu início, como é o caso de Sigefredo Pacheco, onde vive Luiz Francisco Pereira da Silva, de 23 anos. Ele possui uma deficiência congênita na perna direita e está participando do evento em Campo Maior. “Uma iniciativa como essa é muito boa para que a gente fique por dentro dos nossos direitos”, diz o jovem que é casado e possui duas filhas.


Outra integrante da comitiva sigefrediana é Maria das Graças Oliveira, presidente Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município que foi fundada em 2010. “Nossa cidade ainda não possui sinalização adequada para os cadeirantes ou grupo que discutam as necessidades das pessoas deficientes. É um trabalho que está começando e este fórum ajudará muito”, descreve.

De acordo com o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, os fóruns realizados no interior do Piauí ajudam a criar uma nova realidade sobre o tema. “Por onde a gente passa, deixamos a semente da inclusão. 

Hélder Jacobina

Em agosto de 2009, quando este trabalho começou, havia 1.800 passes livres (de ônibus intermunicipais) para portadores de deficiência, hoje são aproximadamente 12 mil, fora a distribuição de órteses e próteses que aumentou e os 172 mil atendimentos no CEIR (Centro Integrado de Reabilitação) nos últimos três anos”, comemora.ASCOM

O FILÓSOFO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR