.

.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

WILSON MARTINS GOVERNADOR INIMIGO DA EDUCAÇÃO E DOS BONS COSTUMES

GOVERNADOR WILSON MARTINS SEMPRE CONTRÁRIO A EDUCAÇÃO

O promotor explicou que havia recebido do reitor da Uespi, professor Carlos Alberto Pereira, a proposta de realização de concurso público para 200 professores e 250 técnicos. No entanto, levantamento feito pelo Ministério Público constatou que o número de vagas estava defasado. "O número é insuficiente. Não atende a demanda", frisou Santos, argumentando que a Universidade dispõe hoje de 768 professores temporários em todo o Estado. "Enquanto isso, o número de professores substitutos é alto.

Precisamos reduzir esse número em pelo menos 80%. Ou seja, seria necessária a realização de concurso público para contratação de pelo menos 500 professores efetivos", contabilizou.


Por conta disso, estão ameaçados de fechamento pólos da instituição localizados em 14 cidades onde não há professores efetivos. Já nos Pólos de Barras, Bom Jesus, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri e Oeiras o número de efetivos não atende às recomendações do Ministério Público. "Se não haver atendimento da nossa demanda em realizar concurso para pelo menos 500 professores efetivos, esses pólos podem ser fechados", alertou o promotor.


Na lista de fechamento, foram incluídos ainda o curso de Direito nos municípios de Piripiri e Floriano e ainda os cursos de Medicina e Fisioterapia em Teresina.
Parabéns para o chargista
Na visão do promotor, nem mesmo se o concurso público fosse autorizado, a convocação dos aprovados seria viável para este ano. "Deveria ser uma questão emergencial. Em fevereiro, recebemos a proposta da Uespi para a realização do concurso. No entanto, o Ministério Público só iria aceitar a quantidade de vagas propostas mediante a convocação imediata dos aprovados em agosto e da realização de outro certame no segundo semestre deste ano, para posse em 2012.

Mas, infelizmente, a proposta não foi cumprida", comentou, lembrando ainda da morosidade do processo de realização do certame.

Governador o sistema educacional do Piauí não é brinquedinho não!!!
O governo do Estado alega dificuldades financeiras em realizar concurso para substituição de professores e ainda o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estipula percentuais para pagamento de servidores. Mas o argumento não convenceu o promotor. "Esse argumento não condiz com a realidade.

Na verdade, o concurso seria para substituir os temporários pelos efetivos. Então, haveria apenas substituição, já que os efetivos receberiam os mesmos salários dos temporários", argumentou.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR