.

.

sábado, 26 de março de 2011

"APAGUE AS LUZES PARA VER UM MUNDO MELHOR"


A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico, realizado desde 2007, no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.

Em um período de 60 minutos (correspondente a 1 hora) do último sábado de março de cada ano, governos, empresas e a população de todo o mundo foram convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.


A primeira edição do movimento ocorreu em 31 de Março de 2007, das 19:30h às 20:30h do horário local, e apenas a cidade de Sydney, na Austrália, participou deixando por uma hora as luzes apagadas.

Em 2008, o evento aconteceu em 29 de março, e seus participantes tiveram de apagar as luzes e desligar eletrodomésticos entre as 20:30h e as 21:30h de sua zona horária. O movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países, 18.876 empresas e 257.165 cidadãos se registraram na página do evento, para aderirem ao movimento. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais. Já em 2009, foram 3922 cidades em 88 países do globo. 

Em 2009, realizou-se no dia 28 de março, sábado. Neste ano, aspirava-se chegar a cifra de 1 bilhão de participantes, e nesta edição, mais de 3929 cidades se inscreveram, segundo a WWF Portugal. A expectativa do WWF era de que 1 bilhão de pessoas em 88 países participassem do Hora do Planeta deste ano.

A ação começou na ilha de Chatham, no Oceano Pacífico, 800 quilômetros a sudeste da Nova Zelândia, às 20h30, horário local. Com a rotação da Terra, cidades como Sydney, Seul, Beijing, Manila, Bangcoc, Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Londres, Nova Iorque e a Cidade do México apagaram sucessivamente suas luzes. O Big Ben, em Londres, a Torre Eiffel, em Paris, o Empire State Building, em Nova York, as Pirâmides de Giza no Egito, a cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano, o Taj Mahal, na Índia, entre outros, também ficaram sem luzes durante a campanha. O secretário-geral da WWF, James Leape, disse que além de ficar atento à mudança climática, está também esperando a ação da humanidade e o Apagamento de Luz em Uma Hora dá uma oportunidade para a prática das pessoas.

Em 2010, a Hora do Planeta foi um sucesso absoluto, com recordes estabelecidos no mundo e no Brasil. Globalmente, 105 nações, 4.211 cidades e 56 capitais nacionais aderiram. Já no Brasil, mais de três mil empresas, 579 organizações, três governos e 98 prefeituras participaram do movimento simbólico de alerta contra o aquecimento global e em favor da conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos.


“A Hora do Planeta é um movimento de todos nós. Ela une cidades, empresas e indivíduos para demonstrar às lideranças mundiais - e, principalmente, para mostrar uns aos outros - que queremos uma solução contra o aquecimento global. É uma oportunidade única para nós, brasileiros, de nos unirmos com a comunidade global em uma única voz para deter as mudanças climáticas.”
Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil

 
O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR