.

.

sábado, 12 de março de 2011

O MONUMENTO ESTÁ PRONTO PARA AS COMEMORAÇÕES DO 13 DE MARÇO

Monumento do Jenipapo
O Monumento do Jenipapo passou por reforma para as comemorações do 188º ano da Batalha do Jenipapo, que acontece neste domingo, 13 de março, com a presença do governador Wilson Martins, do prefeito Paulo Martins, o senador Wellington Dias e outras autoridades políticas, civis e militares. A reforma faz parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Governo do Estado, através da SEINFRA.


Todo ano, centenas de pessoas se deslocam para homenagear os heróis do Jenipapo e colocar flores nos túmulos dos heróis. Durante a semana, algumas escolas da rede privada levaram alunos para o monumento para mostrar o local da batalha, entre portugueses, piauienses, maranhenses e cearenses, ocorrida às margens do rio Jenipapo, no dia 13 de março de 1823, decisiva para a independência do Brasil.


Durante o levante os brasileiros lutaram com instrumentos simples (foice, facão, enxada e paus) porque não sabiam manusear armas de guerra. Mesmo com estes intrumentos partiram para o combate. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Em território campomaiorense a luta foi uma das mais marcantes e sangrentas travadas na guerra da independência do Brasil.


A data é esquecida e não consta nos livros de História. Além disto, poucos brasileiros sabem do ocorrido, até mesmo os piauienses que vivem mais distante do local onde ocorreu a batalha desconhecem a história. Para mudar esta realidade, movimentos realizados por políticos, historiadores e a própria população, estão avançando no sentido de fazer com que todos conheçam a importância da Batalha.


A data foi acrescida à bandeira do Piauí e está em curso a implantação do estudo da Batalha do Jenipapo na disciplina de História. Durante as comemorações e reflexões do dia 13 de março o município de Campo Maior faz a entrega da Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo e o(a) Governador(a) do Piauí, a Ordem do Mérito Renascença do Piauí, oportunidade em que o mesmo usa a faixa governamental. Serão entregues também Medalhas do Jenipapo, uma espécie de homenagem aos que contribuem de alguma forma pela organização e desenvolvimento do município de Campo Maior.PortalCampoMaior.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR