.

.

quinta-feira, 31 de março de 2011

O PARQUE NACIONAL DE SETE CI­DADES



O Parque Nacional de Sete Ci­dades, a 100 Km de Campo Maior (PI), é uma das principais atrações tu­rísticas do Nordeste. Anualmente, cerca de 40 mil pessoas são atra­ídas pelas inscrições rupestres e formações rochosas, com aproxi­madamente 190 milhões de anos, sendo as mais atraentes "A Biblio­teca", "Os Três Reis Magos", "Os Canhões" e "A Pedra da Tartaru­ga" (foto acima). Com uma área de 6.221 ha, o local ainda conta com nascen­tes perenes que formam riachos e cachoeiras.

A descoberta oficial das "Sete Cidades de Pedra", como é conhecida, ocorreu em 1886.

Ali foram encontradas várias formações rochosas, conjuntos de monumentos geológicos, que segundo pesquisadores, foram trabalhados pela ação dos ventos e das chuvas, ao longo de milhares de anos (aproximadamente 90 milhões de anos).

As pinturas encontradas nas paredes das rochas, feitas com tinta vermelha, semelhantes a animais, pessoas e objetos, indicam a passagem do homem pré-histórico por aquela região.

Hoje, o local é um importante ponto de pesquisa científica, prin­cipalmente nas áreas de arqueolo­gia, geologia e botânica. Para quem deseja conhecer o parque há uma boa infraestrutura que conta com abrigo administrado pelo IBAMA e um hotel-fazenda particular.

Pedra da tartaruga
Esta forma notabiliza-se pelas feições poligonais, cobertas por liquens. A tartaruga e o elefante são as feições mais conhecidas desta cidade. Ambas são formas cobertas por polígonos, em sua maioria pentagonal, que normalmente intrigam o geólogo tanto pela sua origem como pelo seu processo de formação. Alguns geólogos acreditam que estes polígonos são uma herança de condições glaciais à época de deposição da areia, temos certeza através de nossa fonte de inspiração que aqui esta uma prova inconteste de um dilúvio universal. Fortes (1996) consideram-nas como fendas de contração, onde a água de chuva escavava polígonos escalonados. Na realidade, os polígonos são feições comuns em Sete Cidades e em outra localidade ruiniforme.


Mirante com cercas, um ponto alto de onde se via todas as cidades.

Mirante de onde se avista várias cidades
 Aqui em sete cidades, também tem inscrições, mas são poucas. Elas são classificadas de inscrições geométricas

Escritas rupestre 01
Escrita rupestre 02
O bonito daqui é a utilização da imaginação, nesta figura, conseguimos ver o mapa do Brasil, no vazio, mas, também, podemos ver um pássaro alimentando seu filhote nas pedras. (Bem adoro imaginar figuras na imensidão do Cosmos, aqui aproveitei para imaginar figuras nas pedras).


Imagina-se o mapa do Brasil.
Estas pedras são chamadas do beijo dos largatos, existe uma lenda sobre elas. Seria a princesa do 4º reino com o príncipe do 7º reino que se apaixonaram, mas não podia, pois o príncipe estava prometido para a princesa do 1º reino. Como o príncipe fugiu para ficar com a princesa do quarto reino lançaram uma magia que os transformaram em largatos. A mãe da princesa do quarto reino lançou uma magia bem maior que transformou tudo em pedra. A lenda fala que quando os largartos se beijarem, a magia se desfaz.

 

Canyons e vales
 A cachoeira estava bela, tomamos um banho maravilhoso, ela só aparece na época da chuva.
O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR