.

.

sexta-feira, 18 de março de 2011

CODEVASF ADQUIRIU 327 KITS DE IRRIGAÇÃO PARA DISTRIBUIÇÃO JUNTO AOS PRODUTORES



A Superintendência Regional da Codevasf no Piauí promove a difusão da tecnologia de irrigação em pequenas unidades produtivas de caráter familiar, com a implan­tação de kits familiares, que con­sistem em um sistema de irrigação de apenas 500m2 de área irrigada com aplicação de água localizada, tipo gotejamento.

O processo se caracteriza pela grande eficiência na aplicação hí­drica e baixo consumo de energia, pois exige apenas um reservatório de mil litros de água com no míni­mo 2 m de elevação em relação a área a ser irrigada.

Inicialmente foi fornecido pela Codevasf um módulo experimen­tal na zona rural do município de Oeiras. Com os bons resultados, a Prefeitura Municipal adquiriu 75 unidades e selecionou famílias para implantação dos sistemas, in­cluindo acompanhamento técnico durante todas as fases de manejo dos equipamentos de irrigação e das culturas implantadas.

Após a difusão da tecnologia, houve a propagação dessa modali­dade de irrigação pelos municípios circunvizinhos de Oeiras, o que promoveu uma forte demanda principalmente na região semiárida piauiense por este tipo de empre­endimento. A Codevasf, adquiriu recentemente 327 Kits de Irri­gação que serão distribuídas aos agricultores familiares após uma adequada avaliação técnica das lo­calidades a serem beneficiadas.

Segundo o fabricante do equi­pamento, Netafim, o sistema vem sendo implantado com sucesso na China, índia, África do Sul e no Bra­sil, como solução para a agricultu­ra familiar e redução da fome, sen­do inclusive, premiada pelo Banco Mundial como um programa de combate a miséria no mundo.

Representantes da União Nordestina de Apicultura (Unamel) participaram de reunião com técnicos e consultores da Codevasf, Sebrae, Federações Apícolas do Nordeste, Secretaria de Agricultura da Bahia e câmaras técnicas. No encontro, foi elaborada carta para ser apresentada aos governantes e instituições de fomento da região com a proposta de formação de um grupo de trabalho que discutirá, planejará e formulará a criação de um organismo de representação e fomento ao crescimento e desenvolvimento da apicultura e meliponicultura nordestina.

Há no Nordeste cerca de 110 mil apicultores organizados em associações e cooperativas que geram no campo aproximadamente 200 mil postos de trabalho, formado predominantemente por mão-de-obra familiar, além de três mil empregos diretos no setor industrial. A produção anual está em torno de 11,6 mil toneladas, representando aproximadamente um terço da produção nacional de mel.

Apesar da importância da apicultura para região, os esforços até então empreendidos para o fortalecimento do agronegócio do mel têm contribuído para ganhos individuais, por estado, com destaque para o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, atualmente únicos exportadores de mel na região. Em termos de produção regional, ainda falta competitividade para a comercialização.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR