.

.

terça-feira, 15 de março de 2011

WELLINGTON DIAS QUER QUE A BATALHA DO JENIPAPO SEJA COMEMORADA NACIONALMENTE

 
"A Batalha do Jenipapo é fundamental porque foi nela que o Brasil venceu Portugal e garantiu a sua Independência", afirmou o senador Wellington Dias (PT-PI), anunciando que, junto com a bancada de deputados e senadores do Piauí proporá ao Congresso Nacional que a data de 13 de março 1823 passe a ser celebrada nacionalmente como importante para a independência brasileira. O senador fez o anúncio durante homenagem do Senado à Batalha do Jenipapo, na sessão plenária desta segunda-feira (14).

Os senadores e deputados também proporão que o local onde foi travada a Batalha do Jenipapo seja considerado como patrimônio histórico brasileiro. Wellington Dias explicou que o local abriga um monumento erguido em memória dos piauienses, cearenses e maranhenses que participaram do combate e um cemitério que abriga os restos mortais dos brasileiros que tombaram no confronto. 

- Eram pessoas tão do povo que ninguém nunca teve o cuidado de saber o nome de cada um deles, se se chamavam João, Pedro, Antonio ou Maria. Mas todos esses heróis anônimos precisam ser reconhecidos, da mesma forma que o Brasil necessita reconstruir sua verdadeira história - afirmou Wellington Dias.

O senador pelo Piauí lamentou que a Independência do Brasil não tenha sido contada na sua totalidade nos livros de História. Ele lamentou que até hoje muitos brasileiros acreditam que o Brasil tornou-se independente de Portugal apenas com o gesto de Dom Pedro I no episódio conhecido como Grito do Ipiranga. Apesar de reconhecer a importância da atitude de Dom Pedro, Wellington Dias explicou que a história não parou por aí.

Wellington Dias disse que o próprio D. João VI, que já havia regressado a Portugal, incentivou o filho, Dom Pedro I, a declarar a independência brasileira. Porém, a intenção de Portugal era que o norte do Brasil continuasse na condição de colônia portuguesa. O envio do herói da guerra contra Napoleão, João José da Cunha Fidié, a Oeiras (PI), junto com cerca de 7 mil soldados, comprovaria a tese, disse o senador. A derrota de Fidié, completou, destruiu os planos portugueses de manter como colônia um pedaço do Brasil.AgênciaSenado

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR