.

.

sábado, 20 de agosto de 2011

DADOS DE SATÉLITE EUROPEU TRAÇAM MAPA DO PERIGO DA GRAVIDADE TERRESTRE



A agência espacial européia (ESA, na sigla em inglês) mostrou um modelo para entender o funcionamento da gravidade na Terra.



Em uma animação divulgada no site da agência espacial européia, áreas coloridas mostram a diferença da atuação da gravidade em diversas partes do globo.


Os dados foram coletados pelo satélite GOCE. Os resultados da pesquisa do equipamento foram mostrados em um workshop na Escola Politécnica de Munique.



Lançado em março de 2009, o satélite possui um instrumento chamado gradiômetro para medir sensíveis alterações no campo gravitacional da Terra. Os dados sobre o planeta são renovados a cada dois meses. Os responsáveis pelo GOCE acreditam que a repetição traz melhorias para o modelo criado para compreender a gravidade na Terra.


Um possível uso dos dados sobre gravidade fornecida pelo GOCE é no estudo das causas de terremotos – fenômeno que castigou o Japão durante o mês de março de 2011 - e definir estratégias de prevenção da população a catástrofes naturais.


Por ser um fenômeno natural causado pelo movimento de placas tectônicas no fundo do oceano, os efeitos de um terremoto não podem ser observados no espaço, mas a influência nos dados sobre a gravidade na Terra pode ser transmitida aos sensores do GOCE.


Campo gravitacional da Terra. O geóide
Os astrônomos utilizaram a idéia de geóide para poder explicar o campo gravitacional da Terra. O geóide é a forma geométrica encontrada pelos cientistas para descrever o que é o planeta. O mundo não é uma esfera e possui regiões achatadas nos pólos.


Segundo a agência espacial européia, para entender melhor um geóide é possível imaginar uma Terra repleta de água, sem correntes ou marés.


Os cientistas europeus esperam que o GOCE forneça uma topografia do planeta que poderá ser capaz de ser alterada, além poder traçar padrões de circulação nos oceanos. Também podem mudar todo o sistema da terra causando um cataclisma semelhante ao causado quando do desaparecimento dos dinossauros, até mesmo uma nova era glacial.

satélite franco-espanhol SMOS
O satélite franco-espanhol SMOS é a nova ferramenta da Agência Espacial Europeia para entender melhor as transformações do planeta. Ele entrou em órbita a 760 quilômetros da superfície terrestre e é o segundo satélite do programa de seis missões de observação da Terra da agência. Ele se encarregará de estudar a salinidade dos oceanos, mudança das maré, degêlo da calotas polares, aquecimento global e a umidade do solo terrestre, parâmetros que servirão para ajudar os cientistas a estudar o destino do nosso planeta e a evolução da mudança climática.




A décadas atrás a mulher era considerado um ser frágil, incapacitada de atuar na sociedade, mas os tempos passaram, o mundo mudou, oclima mudou, será que estamos nos aproximando do fim,desta éra? E as coisas mudaram tanto que até as mulheres ganharam voz e vez na vida social, conquistaram o mercado de trabalho e até mesmo em cargos políticos como temos hoje na presidência Dilma Rousseff.



Todas essas tecnologias têm suas conseqüências, os lixos que estão cada vez mais presentes em nossas vidas, isso fez acontecer o aquecimento global como o qual trás inúmeras tragédias pelo mundo todo, enchentes, desmatamento, poluição queimadas e até mesmo a extinção de animais entre muitas outras.


A camada de ozônio protege o planeta Terra como um escudo para os raios solares prejudiciais à vida. Entretanto, o ser humano tem lançado grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera, o grande “vilão” à preservação da camada de ozônio atualmente, pois, mesmo sendo menos perigoso que o CFC, ele é fabricado em escala maior. O resultado desses lançamentos tem sido a diminuição da camada de ozônio e o aquecimento global.



Especialistas mundiais do clima afirmam que o aquecimento global ocorre não apenas com o aumento da emissão de gases poluentes derivados da queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, na atmosfera. O desmatamento e as queimadas também são responsáveis pelo fenômeno climático.


Em virtude das conseqüências causadas pelo aquecimento global a população da Terra tem enfrentado nos últimos anos mudanças climáticas nunca antes sentidas em tamanha escala. Países da Europa tem ido de um extremo ao outro, sofrendo com fortes ondas de calor (algumas chegando a 40 graus) ou de frio intenso. O Brasil, por exemplo, tem sido constantemente afligido por tempestades de grandes proporções em regiões inéditas, como foi o recente caso do Nordeste.


O FILÓSOFO





Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR