.

.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

ENERGIA NO PIAUÍ TERÁ REAJUSTE A PARTIR DO DIA 28

 
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou em reunião pública, nesta terça-feira (23), reajuste tarifário da Companhia Energética do Piauí (Eletrobrás Piauí). 

As novas tarifas entrarão em vigor no próximo dia 28 para 974.284 unidades consumidoras do Estado do Piauí.

O efeito médio a ser percebido pelos consumidores cativos da Eletrobrás Piauí será de 12,23%.
 
Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X*, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais. Os índices aprovados são o máximo que as empresas podem praticar.

O pleito da empresa está disponível na página da Agência. Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico da ANEEL (www.aneel.gov.br), perfil espaço do consumidor, na cartilha "perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica". (PG/GL)
 
*Fator X é um índice fixado pela ANEEL na época da revisão tarifária. Sua função é repassar ao consumidor os ganhos de produtividade estimados da concessionária decorrentes do crescimento do mercado e do aumento do consumo dos clientes existentes. Assim, o mecanismo contribui para a modicidade tarifária.CidadeVerde
 
O FILÓSOFO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR