.

.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

TOLERÂNCIA



Esse blog tem como objetivo incentivar as pessoas a terem consciência do meio ambiente, tolerância e respeito(religiosa, sexual, minorias, etc). E para todos que tenham interesse em filosofia, astrofisica, sociologia, artes, músicas, literatura e poesia, e outras manifestações culturais.


Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais intolerantes, quer seja de gênero, opção sexual, religiosa, etc. Para que possamos ser mais justos, temos que mudar esse nosso conceito, e com isso possamos enfim viver em paz. 

A intolerância gera o preconceito e a exclusão social, religiosa e outras formas discrinatórias.


O mundo seria bem melhor se todas as pessoas se entendessem e olhassem as pessoas menos favorecidas com o olhar da fraternidade e deixassem o egoísmo que aniquila os bons sentimentos.

Se cada um de nós contribuirmos, um pouco que seja com aquele ser que como todos nós somos filhos de um só Criador o "D-us de Todos", com certeza teríamos menos pessoas em situação de miséria e abandono. em lugar da intolerância vamos colocar a "TOLERÂNCIA".


Quando o mundo se torna violento, buscamos uma explicação em que a compreensão se expresse em atos e palavras. Mas como explicar a tortura, o assassinato, a censura, o imperialismo ou o terrorismo, ferramentas favoritas dos repressores que querem evitar qualquer opinião divergente?

Histórias recentes da América Latina, da Europa e do Oriente Médio comprovam tais fatos: é o caso de Cuba de Castro, do Peru de Fujimori e dos radicalismos políticos, de triste memória, como Hugo Chaves presidente da Venezuela (Terrorista disfarçado de presidente), como da Argentina e do Brasil; é a incompreensão de protestantes e católicos, na Irlanda; é a questão entre judeus e palestinos, que faz sangrar a Terra Santa.


O fanatismo defensor de uma verdade aceita como única não é patrimônio exclusivo das ditaduras. Hoje os fundamentalismos religiosos, misturados às frustrações econômicas e sociais e de outras etnias religiosas, são a expressão patológica de uma quebra de equilíbrio do universo. Como, então, enfrentá-los?

“Não há melhor antídoto contra a conduta intolerante que a liberdade, conseqüência da pluralidade, que consiste em defender idéias próprias, mas aceitando que o outro possa ter razão”. 

Precisamos reconhecer velhas verdades: a violência gera violência; todo poder é abusivo, mas violência gera violência; o fanatismo é inimigo da razão; todas as vidas são preciosas; a guerra jamais é gloriosa, exceto para os vencedores que crêem que D-us está ao lado dos grandes exércitos.

A solidariedade e a tolerância democrática, inexistentes no nosso tempo, implicam uma revolução em nossas mentalidades e na aceitação do que percebemos    como diferentes, para e configurar uma sociedade multicultural. Esses são os desafios éticos que deveríamos enfrentar, sem a arrogância dos países desenvolvidos e sem a marginalização dos subdesenvolvidos, afundados na miséria e na fome”.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR