.

.

sábado, 20 de agosto de 2011

UFPI PODE NÃO ENTRAR EM GREVE

As aulas na Universidade Federal do Piauí (Ufpi), bem como em outras instituições de ensino do País, estão ameaçadas pela iminente greve dos professsores. Mas uma nova proposta feita pelo Governo Federal em torno das reivindicações da categoria pode cancelar a greve.
Em reunião na última quinta-feira (18), na sede da Adufpi (Associação dos Docentes da Ufpi), os professores da universidade decidiram que, caso fosse uma decisão nacional unificada, a greve deveria começar na próxima quinta-feira (25).
Por sua vez, o Governo Federal, depois de reafirmar que o reajuste salarial de 4% para os docentes só poderia vigorar a partir de julho de 2012, resolveu antecipar a vigência do acordo para o mês de março do ano que vem. Além disso, o reajuste para os docentes do Magistério Superior também foi estendido para os professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Essa foi a proposta final apresentada pelo Ministério do Planejamento aos docentes nesta sexta-feira (19).
A proposição está sendo avaliada hoje (20) pelo Andes, que reune a categoria em Brasília. A resposta das entidades ao Governo deverá ser apresentada na próxima quinta-feira (25), em reunião agendada para as 14h30. Caso concordem com o proposto pelo Governo, será redigida a minuta do acordo e a greve nas universidades federais espalhadas por todo o Brasil será descartada.
Síntese do proposto pelo Governo:
- Incorporação da Gratificação por Exercício do Magistério Superior (Gemas);
- Incorporação da Gratificação de Atividade Docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Gedbt);
- Correção de 4% na tabela para os docentes da carreira de ensino superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Ebtt). 
- Compromisso de reconhecimento das perdas acumuladas pela categoria, que voltará a discussão na negociação do próximo ano;
- Compromisso com a reestruturação da carreira, constituindo grupo de trabalho, com prazo conclusivo até maio de 2012, além de oficinas para aprofundamento temático;
- Compromisso de promover equiparação remuneratória com a carreira de Ciência e Tecnologia.Adufpi

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR