.

.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PIAUÍ É O 6° NO RANKING NORDESTINO DE ASSALTOS A BANCOS


Segundo a 1ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, feita pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Contraf-CUT(Confederação Nacional dos Trabalhadores do ramo Financeiro), o Piauí é o 6º estado do Nordeste que mais sofre com ataques (assaltos e arrombamentos) à agências bancárias e correspondentes. Superando apenas o estados do Ceará  e Rio Grande do Norte.

No ranking nacional por estado, o Piauí ocupa a 15ª colocação. Só no primeiro semestre de 2011, foram registradas pelo menos, 17 ocorrências no Estado, entre elas, 11 de arrombamentos/ tentativas que envolvem agências, postos de atendimento bancário e caixas eletrônicos, inclusive com uso de explosivos como dinamites e/ ou maçaricos.

E, seis de assaltos/tentativas, ocorrências na qual os integrantes das quadrilhas chegaram ao local portando armas, rendendo clientes e funcionários para praticar o delito. Além da modalidade "sapatinho", onde familiares do gerente ou do tesoureiro da unidade bancária são rendidos e somente liberados quando todo o dinheiro da agência é entregue aos bandidos.

Para João Sales, vice-presidente do Sindicato dos  Bancários do Piauí, a situação é "no mínino preocupante". Segundo ele, o número de tentativas,e, de assaltos, vem aumentando em grande proporções, principalmente quando se trata de correspondentes bancários, como caixas eletrônicos em farmácias e drogarias, por exemplo, onde a segurança é menor.

"Esse ano, estamos buscando dentro da nossa campanha salarial, que também sejam adotadas mais medidas de segurança para os correspondentes bancários, assim como para as lotéricas e os próprios bancos. O problema de falta de segurança no caso de caixas eletrônicos espelhados pela cidade, é um problema sério. É necessário que se instalem portas giratórias, que se contratem seguranças", destacou João Sales.

São Paulo é o estado que lidera a lista, com 283 casos de ataques a bancos, seguido pela Bahia com 61 ocorrências. O terceiro estado apontado com maior número é o Paraná com 56 casos.

Segundo a pesquisa houveram  838 ataques a bancos no primeiro semestre deste ano no Brasil, uma média de 4,63 ocorrências por dia. Desses casos, 301 foram assaltos (inclusive com sequestro de bancários e vigilantes), consumados ou não, e 537 arrombamentos de agências, postos de atendimento e caixas eletrônicos .

Os dados foram apurados com base em notícias publicadas pela imprensa, consulta às estatísticas disponibilizadas por algumas secretarias estaduais de segurança pública e informações de sindicatos e federações de bancários e vigilantes de todo país.




É importante ressaltar que o número de ataques a bancos pode ser ainda maior devido a dificuldade de localizar informações em alguns estados.



Reunião discute medidas para evitar "saidinha de banco"
 
Como forma de prevenção para combater o grande número de ocorrências em agências bancarias, correspondentes com caixas eletrônicos e lotéricas. Foi realizada na manhã de ontem, em Brasília, uma com representantes da Contraf-CUT, da CNTV, da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Fenavist (Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores) e Polícia Federal  para se discutir  a onda de crimes de "saidinha de banco", que provocou a morte de 11 pessoas em assaltos envolvendo bancos no primeiro semestre deste ano, conforme a pesquisa nacional divulgada.

A reunião foi uma iniciativa do novo titular da Coordenação-Geral de Controle de Segurança Privada (CGCSP) da PF, delegado Clyton Eustáquio Xavier, e visou demonstrar a importância de  se buscar soluções para os problemas que colocam em risco a vida de trabalhadores e clientes em bancos.


Bancários lançam hoje Campanha Nacional Unificada 2011

Bancários de todo o país lançam hoje a Campanha Nacional Unificada 2011. Em Teresina, o Sindicato dos Bancários de Estado do Piauí fará, a partir de 9h hoje, uma manifestação. O encontro deve acontecer em frente ao banco Santander na rua Álvaro e seguir em passeata pela capital

A categoria que já entregou sua pauta à Fenaban - Federação Nacional dos Bancos no último dia 12 de agosto, pede um reajuste salarial de 12, 8%, PLR - Participação nos Lucros e Resultados de três salários mais R$ 4. 500, valorização do piso, aumento nos vales refeição, plano de cargos e salários, fim das metas abusivas e do assédio moral, melhores condições de trabalho, segurança e mais empregos.

"O tema da campanha é "Mais emprego". A mobilização é em nível nacional. E buscamos sensibilizar sobre as nossas reivindicações. Os bancos vêm conquistando os maiores lucros da história, nada justifica que nossas pautas não sejam atendidas", argumentou João Sales, vice-presidente do Sindicato.

Além de melhores condições salariais, a categoria busca ainda mais segurança para os banqueiros e clientes dos bancos, saúde e melhores condições de vida.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR