.

.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

OS INGLESES SÓ REIVENTARAM O FUTEBOL.


No século 19 os ingleses desenvolveram as regras do futebol. Mas os Chineses e Japoneses já batiam uma bolinha há dois (2) mil anos antes.

Não foram os Ingleses que inventaram o futebol. O que eles fizeram, quando criaram a primeira associação de clubes, no século dezenove, foi que inventaram regras para o esporte que deram o nome que traduzido se chamou futebol (que quer dizer chutar com os pés), mas que já era praticado desde a antiguidade na China e no Japão. Jogavam algo parecido havia mais de dois (2) mil anos. Os gregos antigos também batiam uma bolinha com os pés assim como os Romanos da época do Império também.


Talvez o mais remoto ancestral do futebol moderno seja o TSU SHU, jogado na china pelo menos desde o séc. (3) três a.C.

Durante a dinastia do imperador chinês Huang-ti, era costume chutar os crânios dos inimigos derrotados. Os crânios, que mais tarde viriam a ser substituídos por bolas de couro, tinham que ser chutados pelos soldados chineses por entre duas estacas cravadas no chão, no primeiro indício de traves. O esporte era chamado de tsu-chu, que em chinês, significa "lançar com o pé" (tsu) uma "bola recheada feita de couro" (chu). O esporte foi criado para fins de treinamento militar, por Yang-Tsé, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia, em 2.197 a.C.


Fazia parte do treinamento militar. Após as guerras.  Até a realeza praticava por ter se tornado muito popular, registros históricos contam que, na dinastia han, o Imperador Hudi (153 a.C. a 87 a.C), ordenou a mudança de todos os melhores jogadores para capital do Império só para que ele pudesse assistir jogos de alto nível. Fica provado, portanto, que futebol é um fenômeno de audiência desde os primórdios.


Cerca de 500 a 600 anos mais tarde, em território Japonês surgia outra prática esportiva semelhante ao futebol atual. Era o KEMARI, um jogo disputado em um campo redondo. Há indicio que em algum momento da história antiga, um grupo de jogadores deste esporte foi a China para jogar contra jogadores de TSU SHU. De certo ponto de vista, este poderia ser considerado a primeira competição internacional de todos os tempos.

GREGOS E ROMANOS



No Ocidente a forma mais primitiva que se conhece é o EPYSKIROS, praticados na Grécia em 800 a.C.. Ele não chegou a ficar tão popular quanto a maioria de outras modalidade “OLÍMPICAS” da época, quanto o arremeço de discos ou corrida, mas tinha lá os seus admiradores. Alguns séculos mais tarde, em 146 os Romanos invadiram a Grécia, aprenderam os jogos e fizeram algumas adaptações criando o “HARPASTUM”. 

OS SACRIFICIOS MAIAS 
Entre os anos de 900 e 200 a.C., na Península de Iucatã, atual México, os maias praticavam um jogo (de nome desconhecido) com os pés e as mãos. O objetivo do jogo era arremessar a bola num furo circular no meio de seis placas quadradas de pedras. Na linha de fundo havia dois templos, onde o atirador-mestre (o equivalente ao capitão da equipe) do grupo perdedor era sacrificado.

HARPASTUM


O Harpastum era jogado no Império Romano, aproximadamente no século um (1) a.C. usava-se uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. Assim como o futebol Chinês TSU SHU era um exercício usado pelo exercito Chinês, Os jogadores podiam usar as mãos – sinal para muitos historiadores que este esporte é um ancestral tanto do futebol como do RÙGBI. Disputado num campo retangular, o objetivo era chegar as linhas de fundo adversária para marcar pontos.
O SOULE


Durante a Idade Média, na região onde atualmente fica a França, foi criado o soule, uma versão do harpastum, introduzido pelos romanos entre os anos de 58 e 51 a.C. As regras do soule variavam de região a região. O soule foi um esporte da realeza, praticado pela aristocracia. O rei Henrique II da França, por exemplo, foi um grande entusiasta do jogo.

Há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora se usava muito a violência. O SOULE ou HARPASTUM era praticado por militares que se dividiam em duas equipes: atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida.
KEMARI

Foi o esporte japonês que se parecia com o futebol, por volta do século dois (2) a.C.


Significando pontapear a bola (ke = chutar, mari = bola) é uma variação do tsu-chu com origem no Japão. Ao contrário do desporto chinês, as mulheres não podiam participar do kemari. E difundido pelos imperadores Engi e Tenrei, e era proibido qualquer contacto corporal. O campo (kakari) era quadrado e cada lado havia uma árvore: cerejeira (sakura), salgueiro (yana-gi), bordo (kaede) e pinheiro (matsu). Os jogadores (mariashi, de mari = bola e ashi = pé) eram oito. Esse jogo era mais um ritual religioso do que propriamente um esporte, antes de se iniciar era realizada uma celebração para abençoar a "bola" que simbolizava o Sol.

 


Era jogado num campo redondo chamado, ”KIKUTSUBO”, E não havia gol. O objetivos dos jogadores era apenas manter a bola no ar sem cair no chão o maior tempo possível usando os pés ou qualquer parte do corpo que não fosse as mãos. A bola era feita de couro de veado curtida preenchidas com grãos de mostarda, ou também a bola podia ser feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores.
  
 NA IDADE MÉDIA

Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais típicas da época medieval.
O CALCIO FIORENTINO

Não por acaso, até hoje os italianos chamam o futebol de "calcio". O esporte foi criado em Florença, e por isso, denominou-se calcio fiorentino. As regras só foram estabelecidas em 1580, por Giovanni di Bardi: o jogo passou a ser arbitrado por dez juízes, a bola podia ser impulsada com os pés ou as mãos e deveria ser introduzida numa barraca armada no fundo de cada campo. Não havia limite de jogadores (levando-se em conta o tamanho do campo, claro), por isso a necessidade de tantos juízes. O esporte se espalhou rapidamente por todo país, e hoje é uma festa anual em várias cidades da Itália. 
O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando a prisão os praticantes. Porém, o jogo não terminou, pois integrantes da nobreza criaram um nova versão dele com regras que não permitiam a violência. Nesta nova versão, cerca de doze juízes deveriam fazer cumprir as regras do jogo.

Talvez seja assim que o futebol foi trazido para Inglaterra pelos exércitos do Império Romanos, ainda nos primeiros anos da era cristã. Ou não! Alguns historiadores de esporte, sobre tudo britânicos, defendem a tese que a bola já rolava nos gramados da Ilha antes mesmo d o Império enviar seus primeiros conquistadores. Seja como for você pode ter certeza de uma coisa, o futebol definitivamente, não é invenção dos Ingleses.

Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. 
A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. 
No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.
O primeiro registro de um esporte semelhante ao futebol nos territórios britânicos vem do livro Descriptio Nobilissimae Civitatis Londinae, de Willian Fitztephe, em 1175.

A obra cita um jogo (semelhante ao soule) durante a Schrovetide (espécie de Terça-feira Gorda), em que habitantes de várias cidades inglesas saíram às ruas chutando uma bola de couro para comemorar a expulsão dos dinamarqueses. A bola simbolizava a cabeça de um invasor. Por muito tempo, o futebol foi meramente um festejo para os ingleses. 

Lentamente, o esporte passou a ficar cada vez mais popular. Tanto que, no século XVI, a violência do jogo era tamanha, que o escritor Philip Stubbes descreveu o esporte como: "Um jogo bárbaro, que só estimula a cólera, a inimizade, o ódio, a malícia, o rancor." - o que, de fato, não era mentira. Muitos participantes quebravam as pernas, tinham suas roupas rasgadas ou seus dentes arrancados.

Há noticias até de acidentes fatais, como a de um jogador que se afogou ao pular de uma ponte para pegar a bola. Houve também muitos assassinatos devido à rivalidade entre times. Por isso, o esporte ficou conhecido como "mass football", (futebol de massa). Em 1700, foram proibidas as formas violentas do futebol. 

O esporte, então, teve que mudar. Em 1710, as escolas de Covent Garden, Strand e Fleet Street passaram a adotar o futebol como atividade física. Com isso, o mesmo logo ganhou novos adeptos, que saíram de esportes como o tiro e a esgrima.

Com a difusão do esporte pelos colégios do país, o problema passou a ser os diferentes tipos de regras em cada escola. Duas regras de diferentes colégios ganharam destaque na época: uma, jogada só com os pés; outra, com os pés e as mãos. Criava-se, assim, o football e o rugby, em 1846.

 HISTÓRIA DO FUTEBOL NO BRASIL
  
Nascido EM SAMPA no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.

O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY.

O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.

No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.

Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã, para a seleção Uruguaia: 
(Uruguai 2 x Brasil 1).


O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário.

No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.

Em 1910 fundou-se o Esporte Clube Corinthians Paulista no Parque São jorge, São Jorge se tornou seu Padroeiro ao lado do belo (naquela época) rio Tiête, sendo hoje o Time de  Maior Torcida do Brasil.


Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.


No ano de 1904, foi criada a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções ( Copa do Mundo ) de quatro em quatro anos. Em 2006, aconteceu a Copa do Mundo da Alemanha, que teve a Itália como campeã e a França como vice. A FIFA também organiza campeonatos de clubes como, por exemplo, a Copa Libertadores da América, Copa da UEFA, Liga dos Campeões da Europa, Copa Sul-Americana, entre outros.



CURIOSIDADES

O Primeiro jogo Internacional da História do Futebol
ESCÓCIA X INGLATERRA
Data: 30 de novembro de 1872
Local: Glasgow – Escócia
Placar final: Escócia 0 X 0 Inglaterra  
Clube mais antigo do Mundo
NOTTS COUNTY da Inglaterra, fundado em 1862 – atualmente disputando a 4ª Divisão Inglesa.

O Primeiro Campeonato Oficial de Futebol do Mundo
Em 1863, CAMPEONATO DA GRÃ-BRETANHA
Campeão: Inglaterra
O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR