.

.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O BRASIL COMEÇA A VIAJAR PELO UNIVERSO




Astrônomos do Brasil entra na difícil fase de conhecer outros mundos planetas e estrelas como o Sol ou maiores que o Sol, e está estudando o que leva algumas estrelas gigantes abrigar planetas como o nosso rochoso e pequeno.
O Brasil assinou um acordo formal de adesão para se tornar membro de pleno direito do Observatório Europeu do Sul (ESO). O país será o décimo quinto Estado Membro do ESO e o primeiro fora da Europa.
O Brasil tem direito de um período de trabalho junto ao ESO (Observatório Europeu do Sul), um tempo para fins de observação em tal telescópio, isso foi viabilizado, hoje os brasileiros que lá atuam estão estudando outros planetas como, por exemplo, os planetas Gêmeos. 

O avanço tecnológico do Brasil nos da possibilidade destas explorações com certeza pela genialidade de alguns brasileiros em breve teremos muitas informações sobre o que acontece além do Sol.

Pesquisa de astrônomo da USP vai monitorar estrelas similares ao Sol em aparelho de alta precisão no Chile. Composição dos astros será analisada porque suspeita-se que ela tenha relação com a formação de planetas. 

Foi isso que a equipe de Jorge Meléndez, peruano que trabalha no IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP, conseguiu aprovação num projeto que pode revelar segredos sobre os planetas fora do sistema solar.


Composição Química - Antes de 1995, quando o primeiro planeta fora do Sistema Solar orbitando uma estrela parecida com o Sol foi encontrado, os astrônomos já desconfiavam que deveria haver muitos sistemas planetários lá fora.

Meléndez e seus colegas agora pretendem testar a hipótese de que a presença de planetas terrestres como o nosso pode estar correlacionada à composição química do Sol, que é incomum se comparada com estrelas similares, com quantidade inferior de elementos pesados como ferro e níquel.

Isso será feito com o Harps, espectrógrafo (ferramenta que decompõe a luz para analisá-la) de alta precisão do ESO que fica acoplado a um telescópio no Chile. Harps é o principal instrumento da mais bem-sucedida equipe de caçadores de planetas, liderada por Michel Mayor, do Observatório de Genebra.

O grupo conseguiu 88 noites de observação, distribuídas em quatro anos, para monitorar 66 gêmeas solares - estrelas que são praticamente iguais ao Sol, em termos de tamanho e temperatura. E, com outro telescópio, a equipe obterá informações sobre a composição desses astros, para ver como a distribuição de elementos pesados se compara à do Sol.
O Observatório Europeu do Sul tem uma longa história de envolvimento bem sucedido com a América do Sul, desde quando o Chile foi escolhido para ser sede de seus observatórios, em 1963. No entanto, até agora nenhum país fora da Europa tinha aderido ao ESO como Estado Membro.

Os outros países associados são: Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça.

“O fato de o Brasil se tornar membro do ESO dará à vibrante comunidade astronómica brasileira total acesso ao observatório mais produtivo do mundo e abrirá novas oportunidades à indústria brasileira de alta tecnologia, uma vez que poderá contribuir para o projeto do E-ELT”, dise o diretor geral do ESO, Tim de Zeeuw.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR