.

.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SENHORES GESTORES E AUTORIDADES, O SOM ALTO ATRAPALHA OS CAMPOMAIORENSES


Há quatro maneiras principais em que o som nos afeta a todo instante, e eu gostaria de explicitá-las em sua consciência hoje.

A PRIMEIRA É FISIOLÓGICA. Acabei de lhe dar uma injeção de cortisol, seu hormônio que regula luta e fuga. Sons ALTOS afetam sua secreção hormonal o tempo todo, mas também sua respiração, seu batimento cardíaco e suas ondas cerebrais. Não são somente os sons desconfortáveis como aqueles que fazem isso. O som é como o surfe (ondas). O som baixo tem a frequência de aproximadamente 12 ciclos por minuto. A maioria das pessoas considera isso bastante tranquilizador, e, curiosamente, 12 ciclos por minuto é aproximadamente a frequência da respiração de um ser humano dormindo. O som baixo tem uma profunda ressonância como estar em repouso. Nós também o associamos com estar sem stress ou de férias.


A SEGUNDA MANEIRA EM QUE O SOM LHE AFETA É PSICOLÓGICA. Música é a forma mais poderosa de som que conhecemos que afeta nosso estado emocional. Se vocês ouvirem um violino lento, é garantido que isso deixa a maioria de vocês bastante triste. Entretanto, música não é o único tipo de som que afeta suas emoções. O som da natureza também pode fazer isso.

O som muito alto, por exemplo, é um som que a maioria das pessoas considera intranquilizador. Há uma razão para isso.




A TERCEIRA FORMA EM QUE O SOM LHE AFETA É COGNITIVAMENTE. Você não consegue entender duas pessoas falando ao mesmo tempo, ou nesse caso a uma pessoa falando duas vezes. Tente escutar a outra opção. "Você tem que escolher a qual das pessoas você vai escutar". Nós temos uma largura de banda bem estreita para processar informações auditivas, que é a razão porque o barulho é extremamente prejudicial à produtividade.


Se você tem que dormir, descansar após um dia de trabalho em um quarto com a porta aberta, entenda: a porta do quarto aberta, não a da casa (fechada), sua produtividade, seu sono será bastante reduzido. Com som muito alto, você só tem um terço da produtividade em relação a uma sala sem barulho.

Eu tenho uma dica para você. Se você tem que dormir ou descansar em espaços com som alto, use fones de ouvido, ou um som que acalme como cantos de passarinhos, mais o fone de ouvido. Ligue esse som e sua produtividade voltará a ser três vezes o que seria.


A QUARTA MANEIRA EM QUE O SOM NOS AFETA É COMPORTAMENTALMENTE. Com tudo isso acontecendo, seria incrível se nosso comportamento não mudasse. No mais básico, você se distancia de sons desconfortáveis e se aproxima de sons agradáveis. Se eu colocasse um som de britadeira por mais que alguns segundos, você se sentiria desconfortável; por mais que alguns minutos, e você sairia do local enfurecido. Para pessoas que não conseguem fugir de barulhos como este que você ouve aqui em Campo Maior, descontroladamente por altas madrugadas, sem que a polícia e/ou a justiça faça alguma coisa, lembre-se: esse som é extremamente prejudicial para a sua saúde. E isso não é a única coisa que som alto, em noites cansativas, com justo descanso prejudica.



A maioria dos sons que ouvimos no comércio é desapropriada, acidental e até mesmo hostil, e tem um efeito dramático nas vendas. Para os que são varejistas, talvez seja melhor não ler este artigo. Eles estão perdendo até 30% das vendas pelo fato das pessoas saírem das lojas mais rapidamente ou, simplesmente, virarem as costas na entrada. Nós todos já fizemos isso, sair de uma área porque o som lá era terrível.

Finalmente temos um pouco de ciência que podemos aplicar. Uma breve palavra sobre música. Música é o som mais poderoso que existe. Frequentemente utilizado de inadequada. É poderoso por duas razões. Você a reconhece rápido. E você a associa muito poderosamente. Vou lhe dar dois exemplos: ("A Hard Day's Night", dos Beatles) A maioria de você reconhece imediatamente (risos), música tema do filme "Tubarão", e a maioria de vocês associa isso com alguma coisa. Agora, esses são trechos de 1 segundo de música. A música é bastante poderosa. E, infelizmente, permeia os espaços comerciais, festas noturnas, bares e lanchonetes, nosso espaço cultural também, muitas vezes de forma inadequada. Eu espero que isso mude ao longo dos próximos anos.


Som é complexo. Há muitas influências simultâneas. Pode ser um pouco como um prato de macarronada. Às vezes, você precisa comer para ver o que acontece. Espero que este artigo tenha explicitado o som na sua consciência. Se você está escutando conscientemente, você pode tomar o controle do som à sua volta. É bom para sua saúde, é bom para as pessoas que precisam descansar, principalmente à noite. É bom para sua produtividade. Se todos nós fizermos isso, iremos para um estado que eu quero acreditar que será sano viver no mundo. Eu vou terminar com um pouquinho mais de passarinhos cantando. Passarinhos cantando, eu recomendo pelo menos cinco minutos por dia, mas não há uma dose máxima.


O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR