.

.

domingo, 21 de agosto de 2011

PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, SÃO NECESSÁRIOS CUIDADOS



A ingestão de alimentos contaminados é um grande problema para a saúde humana, por isso, para se ter uma boa alimentação, não basta apenas ter cuidados com a qualidade do produto, é necessário também ter bastante higiene com a manipulação dos alimentos, e assim, evitar a contaminação.

Nos alimentos encontram-se micróbios patogênicos que produzem potentes venenos, chamados toxinas, causando graves intoxicações alimentares.

Para evitar uma infecção, é necessário alguns cuidados, que vão desde o armazenamento (local/temperatura) até o consumo. As bactérias, por exemplo, precisam do ambiente adequado para se multiplicarem, tais como: calor, água, alimentos que tenham teor de água e que sejam ricos em proteínas (molhos, maionese, cremes, carnes, entre outros).

A prevenção deve começar dentro de casa. As pessoas devem ter o hábito de lavar sempre as mãos antes de manipular qualquer alimento. Lavar frutas e verduras antes de consumi-las, evitar o contato entre alimentos crus e cozidos, não deixar panelas com alimentos destampados e expostos a temperatura ambiente, nunca comprar alimentos com procedência duvidosa são algumas medidas que podem ajudar a não contaminação dos alimentos.


Nos estabelecimentos comerciais, o consumidor também deve ficar atento. É importante observar nas embalagens as informações sobre o produto, como a data de fabricação e validade, instruções sobre a conservação do alimento, suas características e composição. Não se devem adquirir produtos com embalagens sujas, com vazamentos, enferrujadas, amassadas ou com tampas estufadas. 

A RDC 216/04 (Anvisa), estabelece procedimentos de boas práticas em alimentação para garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado, pronto para o consumo. Os donos de estabelecimentos que se destinam a preparar e servir alimentos para o consumidor são responsáveis pela qualidade e segurança de seus produtos e serviços.

Todo estabelecimento de interesse à saúde precisa de licença sanitária para funcionar. A licença atesta que o local possui condições de desempenhar suas atividades.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR