.

.

sexta-feira, 11 de março de 2011

OS 188 DA BATALHA DO JENIPAPO SERÃO LEMBRADOS NO SENADO FEDERAL

Senador Wellington Dias

Os 188 anos da Batalha do Jenipapo - ocorrida no Estado do Piauí e decisiva para o processo de independência do Brasil e de consolidação da unidade do território nacional - serão lembrados em sessão solene, proposta pelo senador Wellington Dias (PT-PI), no Senado Federal, no próximo dia 14, segunda-feira, às 14h.

"A Batalha do Jenipapo é importante data comemorativa do povo do Piauí e foi decisiva para a Independência do Brasil e a consolidação do território nacional", justificou o senador Wellington Dias. De acordo com o senador a proclamação da Independência, seis meses antes da batalha de Jenipapo, ainda não havia produzido resultados em algumas regiões do País, principalmente no Norte, que Portugal pretendia conservar como parte de seu império.

"A história do Brasil precisa ser recontada, para que os brasileiros tomem conhecimento do que aconteceu no nosso Estado. A batalha do Jenipapo, no município de Campo Maior, é um dos momentos mais importantes da história do Brasil. Foram homens simples, que deram a vida pela independência de nosso País e contribuíram de forma determinante para o enfraquecimento e a prisão de Fidié, o oficial português destacado para manter o Piauí e a região Norte do Brasil sob o domínio de Portugal", registra.

Palestras
As comemorações pela Batalha são celebradas anualmente pelo Governo do Estado e pelo povo piauiense. O senador Wellington Dias participará ainda de palestras sobre o tema, em Teresina, no Instituto Dom Barreto, hoje (11), às 19h; e no Colégio Séculus, amanhã (12), a partir das 10h. Na data oficial do combate, dia 13, ele participa de solenidade cívico-militar, no município de Campo Maior.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR