.

.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

MARTE TEVE MENOR DISTÂNCIA DA TERRA EM 60 MIL ANOS


Na última quarta-feira, Marte chegou ao ponto mais próximo da Terra em quase 60 mil anos. Isso aconteceu às 6h51, hora de Brasília, quando o planeta vermelho esteve a menos de 55,76 milhões de quilômetros de distância, segundo os astrônomos. 

Contudo, não pense que Marte foi visto do tamanho da Lua. Mesmo tão perto, a olho nu o planeta vermelho não pareceu muito diferente de uma estrela de brilho intenso. De fato, ele pareceu maior e muito mais brilhante do que normalmente, mas, a grosso modo, teve o tamanho aparente de uma cratera lunar. Com um telescópio potente, o planeta tomou, no máximo, o tamanho de uma uva, segundo a Sociedade Brasileira para o Ensino de Astronomia (SBAE). 


A última vez que houve tamanha proximidade entre os planetas vizinhos foi em 12 de setembro de 57617 a.C.. Naquela ocasião, Terra e Marte estiveram a 55,72 milhões de quilômetros, ou seja, 40,2 mil quilômetros mais perto do que em 2003. O fenômeno de aproximação só vai se repetir em 28 de agosto de 2287. 

O planeta vizinho sempre despertou profundo fascínio nos humanos. Recentemente, sondas da Nasa indicaram que possivelmente já houve água sobre ou perto da superfície marciana - o que dá ainda mais asas à especulação de que algum tipo de vida pode ter existido por lá.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR